os indícios de que Apple lançará óculos high tech - Informação & Entretenimento

os indícios de que Apple lançará óculos high tech

Está chegando: no próximo 5 de junho, a Apple vai realizar a WWDC, sua conferência anual para os desenvolvedores.

Na ocasião, a empresa tradicionalmente mostra novidades sobre o próximo sistema do iPhone e eventualmente novos dispositivos da companhia. Só que na edição deste ano rumores apontam para a apresentação de um uma categoria de produto inédita para a Apple: óculos de realidade mista e realidade virtual.

Abaixo, reunimos o que se sabe sobre os (possíveis) novos óculos da Apple, atualizações de software do iPhone e de um novo MacBook:

Óculos de realidade mista

Há alguns anos fala-se que a Apple desenvolve óculos de realidade mista e realidade virtual, porém sua apresentação parece estar próxima, segundo vários sinais.

O site The Verge, por exemplo, diz que a Apple convidou para a conferência o editor responsável pelo site UploadVR, que é especializado na cobertura de realidade virtual e nunca tinha comparecido a um evento da empresa.

Teve gente também que viu o formato de uma lente de óculos no convite que a empresa distribuiu para a imprensa especializada – tradicionalmente, os convites da Apple dão dicas do destaque do evento.

Convite para WWDC 2023, a conferência de desenvolvedores da Apple - Divulgação - Divulgação

Convite para WWDC 2023, a conferência de desenvolvedores da Apple

Imagem: Divulgação

Segundo Mark Gurman, repórter da Bloomberg e um dos maiores especialistas na cobertura da empresa, os óculos devem se chamar “Reality Pro” e estão sendo desenvolvidos internamente pela companhia nos últimos anos.

A aparência deles deve ser como a de óculos de esqui, e a ideia é que sejam usados combinando elementos do mundo real com projeção de imagens 3D (realidade aumentada) ou provocando imersão num universo virtual (realidade virtual).

Concepção artística do Reality Pro, óculos de realidade mista da Apple; aparelho deve ser lançado na WWDC 2023  - Marcus Kane/Sketchfab - Marcus Kane/Sketchfab

Concepção artística do Reality Pro, óculos de realidade mista da Apple; aparelho deve ser lançado na WWDC 2023

Imagem: Marcus Kane/Sketchfab

Um dos diferenciais do acessório da Apple é a presença de sensores externos, que possibilitarão que as pessoas interajam usando suas mãos, sem a necessidade de itens adicionais, além de sensores para monitorar os olhos, que podem servir para comandos direcionais.

O Reality Pro vai ser um dispositivo autônomo, que funciona sem a necessidade de estar conectado a um computador ou telefone. A empresa, inclusive, teria gastado bastante tempo criando versões de apps conhecidos para o novo aparelho, como Safari (para navegar na internet), Facetime (para videochamadas), AppleTV (para assistir filmes e séries), entre outros.

Para que tenha maior autonomia, especula-se que a empresa desenvolve uma bateria portátil que cabe no bolso do usuário.

Os óculos devem custar bem caro, com rumores indicando que pode ter preço sugerido de US$ 3.000 (quase R$ 15 mil em conversão direta).

Vale lembrar que a Meta já tem óculos de realidade virtual, os Quest, e neste ano deve lançar seu modelo top de linha, o Quest 3. A expectativa é que Apple e a empresa de Zuckerberg sejam grandes concorrentes neste ramo.

iOS 17

Para o sistema do iPhone, o iOS 17 deve receber mudanças no visual. A principal tem relação com a tela de bloqueio.

De acordo com Gurman, o sistema do iPhone deve passar a mostrar mais detalhes como compromissos do calendário, previsão do tempo e notificações como se fosse uma smart display (tela inteligente conectada à internet, como um Amazon Echo Show).

A ideia é que os celulares da marca mostrem mais informações úteis quando estiverem de bobeira sobre uma mesa, por exemplo. No longo prazo, diz o jornalista da Bloomberg, a empresa considera fazer um tablet para ser acoplado na parede e servir como uma tela inteligente para controlar itens conectados de casa.

Fora isso, a próxima atualização grande do iOS deve vir com novidades:

  • no app saúde permitirá registrar humor e contará com funcionalidades para pessoas com problema de visão
  • um aplicativo de diário, em que as pessoas poderão registrar o dia a dia, com um elemento social
  • uma forma de transmitir música e vídeo via AirPlay em equipamentos de hotéis

No início de maio, a Apple anunciou com antecedência alguns recursos de acessibilidade que devem chegar ao iOS 17. Alguns deles:

  • acesso assistido: uma interface simples do iOS voltado para idosos;
  • live speech: pessoas podem escrever e um sistema falará durante uma chamada, por exemplo;
  • personal voice: pessoas poderão treinar o sistema com sua voz após ler textos por 15 minutos. Baseado nesse aprendizado, o sistema poderá responder mensagens com sua voz.

Existe ainda a expectativa de que a Apple, para cumprir regras da União Europeia, permita que se instale apps em iPhones fora da App Store.

MacBook Air de 15 polegadas

Desde o ano passado, há rumores de que a Apple comercialize um MacBook Air, sua linha de laptops finos, de 15 polegadas. Se for dar as caras, pode ser neste WWDC.

Até então, o tamanho máximo de tela do MacBook Air é de 13 polegadas. Este (possível) novo modelo, além de display maior, pode contar o chip M2, processador desenvolvido pela própria companhia e que equipa os MacBook Air lançados no ano passado.

*Com informações do The Verge, Cnet e Bloomberg

Deixe um comentário