Estes 15 alimentos são os mais saudáveis para lanches, segundo especialistas de Harvard - Informação & Entretenimento

Estes 15 alimentos são os mais saudáveis para lanches, segundo especialistas de Harvard

Quando se trata de lanches entre as refeições, é possível fazer escolhas bem mais saudáveis que não comprometam uma dieta equilibrada.

A ciência do “snacking”, ricamente abordada por cientistas da notável Harvard School of Public Health, apresenta uma lista de alimentos recomendados para serem consumidos como beliscos entre os principais desjejuns de forma saudável.

Essa é uma das maneiras que pesquisadores encontraram para levantar um ponto crucial: desmistificar completamente a ideia de que os lanches fora de hora são inimigos mortais de uma alimentação benéfica para o organismo, quando o estudo comprova o oposto.

Em muitos países, inclusive em boa parte do Brasil, esses lanches são compostos por alimentos ricos em gordura e açúcares. No entanto, é possível fazer escolhas mais saudáveis. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas a seguir com base nas orientações de especialistas em saúde pública de Harvard.

Mais frutas e bastante água

Foto: Krasula/Shutterstock

Acima de qualquer instrução médica ou hábito alimentar, é importante analisar a razão por trás do desejo de lanche entre as refeições. Muitas vezes, não se trata de uma fome real, mas de fome emocional em sua maioria relacionada à ansiedade ou até mesmo ao tédio.

Nesses casos, é aconselhável escolher opções como nozes, iogurte ou sanduíches de pão integral com proteínas. Se a intenção for saciar a fome não relacionada a um desejo específico, alimentos ricos em água, como folhas e frutas, e alimentos ricos em fibras são a melhor opção.

A seguir, listamos os quinze alimentos recomendados pelos especialistas da Harvard School of Public Health para serem consumidos entre as refeições:

  1. Nozes;
  2. vegetais crus;
  3. sementes;
  4. grãos integrais ou biscoitos integrais;
  5. maçã;
  6. queijo cottage;
  7. iogurte;
  8. homus;
  9. abacate;
  10. frutas frescas cortadas;
  11. chocolate amargo;
  12. um pedaço de queijo;
  13. grão-de-bico crocante assado no forno;
  14. um punhado de nozes;
  15. pasta de nozes.

Esses alimentos são classificados de acordo com sua textura e sabor, sendo crocantes, cremosos, doces ou salgados. Eles oferecem variedade e nutrientes importantes para uma dieta equilibrada, tornando os lanches entre as refeições mais saudáveis e satisfatórios. É recomendável também manter-se hidratado ao longo do dia – em média, dois litros.  

Deixe um comentário