Quais as profissões que devem crescer nos próximos anos

Quais as profissões que devem crescer nos próximos anos

De acordo com o recente relatório “O Futuro do Trabalho 2023” do Fórum Econômico Mundial, uma transformação significativa nos empregos é esperada nos próximos anos. 

Estima-se que cerca de 23% das ocupações serão alteradas até 2027, resultando na criação de 69 milhões de novos empregos e na eliminação de 83 milhões de posições. 

Esses dados foram obtidos a partir da análise de uma base de dados com 673 milhões de postos de trabalho em escala global, em um estudo que envolveu 803 empresas.

Os empregos que devem apresentar crescimento mais acelerado incluem especialistas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, profissionais focados em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação.

Além disso, outras profissões também devem registrar um crescimento significativo, como arquitetos e agrimensores, engenheiros de energia renovável e especialistas em sistemas de energia solar, uma vez que as economias globais estão cada vez mais voltadas para fontes de energia sustentável.

Os setores de educação (com destaque para professores de educação profissional e professores universitários), agricultura (especialmente operadores de equipamentos agrícolas) e comércio digital (especialistas em comércio eletrônico, transformação digital e estratégia e marketing digital) também devem experimentar um crescimento absoluto expressivo.

No Brasil e em todo o mundo, o “big data” lidera o ranking das tecnologias apontadas como impulsionadoras de empregos. Cerca de 51% dos entrevistados brasileiros acreditam que haverá crescimento de empregos relacionados a esse campo.

As empresas estão cada vez mais em busca de profissionais capacitados tanto para a análise de dados digitais quanto para a análise de dados que precisam ser digitalizados, pois os executivos reconhecem que a tecnologia traz ganhos de eficiência operacional.

Carreiras relacionadas à inteligência artificial continuarão em ascensão, uma vez que o conhecimento de algoritmos está se tornando cada vez mais relevante nas estratégias das empresas. Áreas como matemática, física, estatística e economia estão se tornando cada vez mais relevantes, pois todas elas estão interligadas por algoritmos. Profissionais que dominarem a teoria e forem capazes de construir algoritmos adequados a diferentes negócios terão uma carreira duradoura e evitarão defasagens.

Para atender à demanda do mercado por esses novos profissionais, as universidades estão investindo no desenvolvimento de habilidades digitais. Essa é uma das formas de se preparar para o futuro do mercado de trabalho que já está chegando.

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *