ar-condicionado pode estar AQUECENDO nossas cidades

ar-condicionado pode estar AQUECENDO nossas cidades

Você sabia que o seu querido ar-condicionado, aquele aparelho tão essencial para se manter fresco nos dias quentes, pode estar contribuindo para o aquecimento da sua cidade?

Um estudo europeu recente trouxe à luz essa descoberta surpreendente, revelando que o calor gerado pelos sistemas de ar-condicionado pode elevar a temperatura da atmosfera urbana em mais de 2ºC. Entenda mais a seguir.

Efeitos do ar-condicionado

Essa pesquisa chamou a atenção após a deputada francesa Mathilde Panot compartilhar tais resultados em uma entrevista pública. Os dados se baseiam em um estudo de 2020 que analisou diversas cidades, incluindo a icônica Paris.

Foto: EveryPixel/Reprodução

Os aumentos de temperatura causados pelos sistemas de ar-condicionado estão diretamente relacionados à hora do dia e às características das ondas de calor, especialmente sua intensidade, segundo o estudo.

Os pesquisadores utilizaram a onda de calor de 2003 como ponto de partida para suas previsões. Essa onda de calor devastadora levou à morte de mais de 14 mil pessoas na França.

Com base nesse terrível evento, a equipe de pesquisa descobriu que, após nove dias de uma onda de calor semelhante à de 2003, o uso consistente de ar-condicionado durante esse período poderia aumentar a temperatura do ar em até 2,4°C.

Mas como isso acontece? Bem, o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado é semelhante ao de uma bomba de calor, resfriando um espaço interno enquanto libera ar quente para o ambiente externo. Qual o resultado disso? Um aumento de calor na atmosfera urbana.

Outro fator preocupante é o consumo de energia desses aparelhos. Eles são notórios por serem os maiores vilões em termos de consumo energético, respondendo por cerca de 10% do uso global de eletricidade. Não só isso, mas os sistemas de ar-condicionado também emitem gases prejudiciais, que contribuem para o aquecimento global.

Este não é o primeiro estudo a destacar esse problema. Em 2014, uma pesquisa publicada no Journal of Geophysical Research: Atmospheres já havia demonstrado que o excesso de calor liberado pelos sistemas de ar-condicionado poderia elevar a temperatura ambiente em 1ºC a 1,5ºC.

Portanto, enquanto desfrutamos do alívio do ar-condicionado em nossas casas e escritórios nos dias escaldantes, é fundamental lembrar que nossas escolhas de conforto têm um impacto direto no clima urbano e no planeta como um todo.

Assim, a busca por alternativas mais eficientes e sustentáveis para nos mantermos frescos pode ser crucial para enfrentar os desafios do aquecimento global.

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *