19 ideias de receitas de Natal para viajar o mundo sem sair de casa - Informação & Entretenimento
Continua após a publicidade..

19 ideias de receitas de Natal para viajar o mundo sem sair de casa

Aprenda a preparar pratos típicos de diferentes países e transformar sua ceia de Natal em uma festa internacional. Confira 12 ideias de receitas de Natal para viajar o mundo sem sair de casa

O Natal é uma época de celebração, união e alegria. Mas também é uma oportunidade de conhecer novos sabores, culturas e tradições. Que tal aproveitar a ceia para viajar o mundo sem sair de casa, preparando pratos típicos de diferentes países? Neste texto, vamos te dar 19 ideias de receitas de Natal que vão surpreender sua família e amigos.

A culinária é uma forma de expressar a identidade, a história e os valores de um povo. Por isso, experimentar novos pratos é uma maneira de se conectar com outras culturas e ampliar seus horizontes. Além disso, cozinhar é uma atividade divertida e relaxante, que pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade do fim de ano.

Você vai encontrar opções para todos os gostos e paladares, como croissant europeu, biscoitos natalinos da Alemanha, petiscos do Mediterrâneo, empanadas da Península Ibérica, pratos tradicionais do Marrocos, Tailândia e muito mais. Apesar de serem de outros países, todas essas receitas são fáceis de fazer e usam ingredientes que você pode encontrar facilmente no mercado.

Então, que tal embarcar nessa viagem gastronômica e transformar sua ceia de Natal em uma festa internacional? Confira a seguir as 12 ideias de receitas de Natal para viajar o mundo sem sair de casa e escolha as suas favoritas. Depois, é só colocar a mão na massa e se deliciar com os sabores do mundo. Boa viagem e bom apetite!

Quais os pratos para uma ceia de Natal?

A ceia de Natal é um momento mágico que transcende o simples ato de comer, tornando-se uma celebração de união, tradição e alegria. Em cada lar brasileiro, a mesa se enche de pratos que são a expressão da generosidade e do amor compartilhado entre familiares e amigos. O peru assado, com sua carne suculenta e pele dourada, ocupa o lugar de honra, muitas vezes acompanhado pelo chester, uma ave de sabor delicado e textura macia. 

Ambos são servidos recheados com uma farofa rica em sabores, onde a mistura de farinha de mandioca, manteiga e cebola é apenas o começo de uma combinação que pode incluir frutas secas, nozes e amêndoas. O bacalhau, herança dos colonizadores portugueses, é preparado com carinho em receitas que vão desde as tradicionais postas até os saborosos bolinhos, conhecidos como bacalhau à Gomes de Sá.

Foto: Timolina/Freepik

O arroz de Natal é outra iguaria que não pode faltar, trazendo o doce das uvas-passas e o crocante das castanhas para complementar a refeição. E para aqueles que buscam algo mais leve, o salpicão oferece uma combinação refrescante de frango desfiado, maçã, uvas-passas e cenoura, tudo unido pela cremosidade da maionese e a crocância da batata palha.

As sobremesas são um capítulo à parte, com a rabanada ocupando um lugar especial no coração dos brasileiros. Este pão doce, frito ou assado e mergulhado em leite com açúcar e canela, é a essência do Natal em forma de doce. O pavê, com suas camadas alternadas de biscoitos e creme, é uma tentação que poucos conseguem resistir, enquanto as frutas tropicais trazem a frescura necessária para equilibrar os sabores intensos dos pratos principais.

E, claro, não podemos esquecer do panetone, de frutas cristalizadas ou chocolate, é a marca registrada da época natalina no Brasil. Por fim, o lombo assado é uma alternativa saborosa para aqueles que preferem uma carne mais leve. Marinado em temperos que despertam os sentidos, ele é assado até atingir a perfeição e servido como uma opção de prato principal que agrada a todos. 

Cada família, em cada região do Brasil, tem suas próprias tradições e receitas especiais, tornando cada ceia de Natal única e inesquecível. É um tempo de gratidão e celebração, onde a comida é apenas uma das maneiras de expressar o carinho e o espírito natalino que nos envolve.

Receitas para o Natal

Gingerbread – Europa

O que fazer na Noite de Natal. Freepik
Ideias de receitas para a ceia de Natal. Foto: Freepik

O gingerbread é um tipo de biscoito de gengibre que tem sua origem no pão de gengibre europeu do século XV. O gengibre é uma planta originária da Ásia que foi levada para a Europa pelos cruzados no século XI. 

O biscoitinho se tornou uma tradição natalina em alguns países, especialmente na Alemanha, onde era usado para decorar árvores e presépios. Além disso, é ótimo para incrementar a ceia e presentear os amigos e familiares, pois além de ser delicioso, tem um formato divertido e criativo.

Receita

Biscoito:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó
Noz-moscada ralada na hora a gosto (cerca de ½ colher (chá))
¼ de colher (chá) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
⅓ de xícara (chá) de açúcar mascavo peneirado
⅓ de xícara (chá) de melado de cana
1 ovo
Farinha de trigo para polvilhar a bancada

Glacê:
1 clara de ovo
1 ⅓ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher (chá) de caldo de limão
1 gota de essência de baunilha

Modo de preparo

Croissant – Áustria

Uma ideia de receita de Natal que pode surpreender seus convidados é o croissant, um pão folhado em forma de meia-lua que tem uma origem curiosa. O croissant foi criado na Áustria, no século XVII, por padeiros que celebraram a vitória sobre os turcos, que tentavam invadir Viena. 

Receitas para a Ceia de Natal
Ideias de receitas de Natal. Foto: Kavita Joshi Rai/Unsplash

O formato do pão era uma referência à bandeira do Império Otomano, que tinha uma lua e uma estrela. O croissant foi levado para a França pela princesa austríaca Maria Antonieta, que se casou com o rei Luís XVI. Lá, ele se tornou um símbolo da culinária francesa e um elemento tradicional do café da manhã.

Receita

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 colher de sopa cheia de fermento biológico instantâneo (10g)
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa rasas de açúcar
2 ovos batidos ligeiramente
1 colherinha de sal
½ xícara de água em temperatura ambiente

Para folhar a massa:
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 ovo batido para pincelar

Modo de preparo:
1. Em uma tigela coloque ½ xícara de farinha de trigo, misture o fermento e açúcar, misture bem, coloque sal, água, ovos, 3 colheres de sopa de manteiga e bata bem com uma colher.
2. Junte farinha aos poucos, passe para a mesa e continue amassando, desta vez com a mão, sempre polvilhando farinha de trigo.
3. Trabalhe na mesa para alisar, faça uma bola de massa e coloque em uma tigela polvilhada com farinha de trigo, polvilhe farinha de trigo, cubra com um saco plástico e um pano de prato e deixe descansar por 40 minutos.
4. Misture 100g de manteiga com 1 colher de sopa de farinha de trigo e reserve.
5. Abra a massa com um rolo, espalhe pedaços de manteiga com farinha e dobre a massa como um pacote, para a manteiga não sair. Abra novamente em uma mesa polvilhada com farinha, virando a massa dos dois lados. Deixe pedaços com cerca de 1 cm. Corte 10 triângulos e enrole como um croissant, para facilitar. Dê um pequeno talho na parte mais larga e puxe as pontas levemente para os lados, enrole até a ponta mais fina e acomode na assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo, com a ponta fina para baixo.
6. Aqueça o forno em temperatura média/baixa por 10 minutos enquanto a massa crescer, pincele com ovo batido e asse em 15 minutos, até dourar.

Pratos para uma ceia de Natal

Empanadas – Península Ibérica

Receitas para o Natal.
Receitas para o Natal. Foto: Vecstock/Freepik

As empanadas são um prato delicioso e versátil. Sua origem é antiga e está relacionada com as culturas persa, árabe, judaica e cristã, que influenciaram a gastronomia da Península Ibérica. Elas foram levadas para a América Latina pelos colonizadores espanhóis, que adaptaram o recheio e a massa aos ingredientes locais. 

As empanadas são um prato fácil para incrementar a ceia, pois podem levar diversos tipos de recheio, como carne, queijo, frango, peixe, legumes, frutas e até chocolate. Além disso, são uma ótima opção para compartilhar com a família e os amigos, pois cada um pode escolher o seu sabor preferido.

Receita

Massa:
450g trigo
50g de farinha de carimã
110g banha de porco
1 xícara de água 
10g sal

Recheio:
Carne de porco moida
Cebola
Banha de porco
Jambu
Tucupi
Canela
Cominho
Coentro
Sal
Pimenta do reino
Açúcar 

Modo de preparo:

Fudge – Inglaterra/Estados Unidos

O fudge é um doce macio e cremoso que pode ser feito com chocolate ou outros sabores. Sua origem é incerta, tem quem acredite que foi inventada nos Estados Unidos e outros acreditam que seja inglesa. Ele se popularizou nas universidades americanas, onde as estudantes criavam suas próprias versões do doce, usando ingredientes como marshmallows, manteiga, açúcar e xarope de milho. 

Receitas de Natal. the cookie Rookie
Foto: The Cookie Rookie/Reprodução

O fudge é uma ótima ideia de receita para a ceia de Natal, pois é fácil de fazer, delicioso e pode ser cortado em pequenos pedaços para servir ou presentear. Além disso, pode ser personalizado com diferentes tipos de chocolate, nozes, frutas secas, especiarias e outros ingredientes que combinam com a época natalina.

Receita

Massa:
Chocolate meio amargo picado 300g
Leite condensado 1/2 lata (195g)
Manteiga 1/2 colher de sopa (10g)

Decoração:
Damasco picado
Nozes picadas
Coco seco ralado
Biscoito picado

Modo de preparo

Frango tailandês

O frango tailandês é uma receita que combina os sabores e aromas da culinária oriental. É uma ideia de receita de Natal que vai surpreender os convidados na ceia, pois é um prato diferente e saboroso, que traz um toque de exotismo e sofisticação à mesa. 

Receita de frango tailandês para o Natal
Ideias de receitas para o Natal. Foto: Freepik

Receita

600g de peito de frango em cubos médios
1 c chá de curry
1/2 colher de chá de cúrcuma
2 colheres de chá de alho picado
1 colher de chá de gengibre picado
2 colheres de chá de molho de peixe concentrado
1 colher de sopa de Shoyu
1/3 xíc de leite de coco
Óleo vegetal
Tiras finas de cebola roxa
Coentro fresco a gosto
Amendoim tostado picado grosseiramente

Molho Satay:
2 colheres de sopa de pasta de amendoim sem açúcar
2 colheres de chá de açúcar mascavo ou de coco
Molho de pimenta Sriracha a gosto
1 e 1/2 colher de sopa de shoyu
Suco de limão
1 colher de chá de gengibre picado

Modo de preparo:

O que fazer de diferente para o Natal

Burrito de Frango – México

A origem do burrito é incerta, mas uma das versões mais aceitas é que ele surgiu no início do século XX. Conta-se que, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, um comerciante enrolava as carnes, feijão, arroz e molhos em pequenas tortilhas de trigo para mantê-las quentes e transportá-las em um burro, que deu o nome ao prato.

ideias de receitas de Natal.
Foto: Racool Studio/Freepik

O burrito de frango é uma ótima opção para incluir na ceia de Natal, pois é fácil de fazer, agrada a todos os paladares e pode ser servido com diversos acompanhamentos, como guacamole, salsa, sour cream e queijo. Além disso, é rico em proteínas, fibras e vitaminas, o que o torna um prato nutritivo e saudável.

Receita

Tortilla de Trigo:
250g de farinha de trigo
5g de sal de cozinha
120g  de água morna
35g  de óleo 

Modo de preparo:

Recheio:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
500 g de frango em tiras
1 pimentão vermelho
1/2 colher (chá) de páprica defumada
1/2 colher (chá) de páprica picante
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de arroz cozido
1/2 xícara de coentro picado
1 pacote de pão tipo tortilha
1 xícara de cebola frita

Modo de preparo:

Hummus 

O hummus é um prato tradicional do Oriente Médio, que consiste em uma pasta de grão-de-bico com tahine, limão e alho. Sua origem é incerta, mas alguns registros indicam que ele foi criado no Egito no século XIII. O nome hummus vem da palavra árabe para grão-de-bico. 

Ceia de Natal. humus-com-azeite-e-pita-chips_timolina
Comidinhas para a ceia natalina. Foto: Timolina/Freepik

O prato é consumido em vários países da região, cada um com sua própria variação e acompanhamento. Se você quer fazer algo diferente para o Natal, que tal experimentar o hummus? Você pode prepará-lo em casa seguindo algumas receitas simples e servir com pão pita, torradas, legumes ou salada. Um ótimo prato para a Ceia de Natal.

Receita

250g de grão-de-bico
100g de tahine
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de água
2 dentes de alho picados

Modo de preparo:
1.Deixe os grãos-de-bico de molho por um dia.
2.Escorra, transfira para uma panela com água e ferva até ficar macio.
3.Descasque os grãos ainda mornos um a um e passe no processador até virar uma pasta.
4.Tempere com tahine, limão, sal, água e alho e misture até obter uma pasta homogênea.
5.Coloque na geladeira por 20 minutos antes de servir.

Bagel – Mediterrâneo Oriental

O bagel é um pãozinho de origem judaica, que pode ser recheado com queijo, alface, tomate, mostarda e outros ingredientes de acordo com o gosto de cada pessoa. O prato é uma ótima opção para a noite de Natal, pois é um lanche rápido, saboroso e nutritivo, que pode ser servido quente ou frio. 

Ideias de comidinhas para o Natal. Bagel.
Foto: Ryan DaRin/Freepik

Receita

500 gramas de farinha de trigo
270 mililitros de água
27 gramas de açúcar refinado
20 gramas de malte
9 gramas de sal
3 gramas de fermento biológico seco 

Modo de preparo

Receitas de Natal

Paella – Espanha

A paella é um prato típico da culinária espanhola, originário da região de Valência, no século XVIII. Ela surgiu como uma refeição simples dos camponeses, que cozinhavam o arroz com os ingredientes que tinham à disposição, como carne de caça, legumes e açafrão. 

comidinhas para a ceia.
Comidinhas para a ceia natalina. Foto: GarryKillian Freepik

Com o tempo, foi incorporando outros elementos, como frutos do mar, carnes variadas e pimentões. Ela é preparada em uma panela grande e rasa, chamada de paellera, que dá nome ao prato. A paella é um prato festivo, que reúne amigos e familiares em torno de uma deliciosa refeição. Você terá uma ceia natalina inesquecível!

Receita

500g de lula em anéis
500g de camarões sem casca 
500g de mexilhões
1/2 xícara de vinho branco
3 xícaras de arroz parboilizado 
½  pimentão vermelho 
½  pimentão amarelo: 
2 tomates ralados 
1 colher de sopa de páprica
2 dentes de alho
0.5g de açafrão
1 colher de sopa de azeite de oliva:

Modo de preparo:

Frango ao Curry – Índia

Uma ideia de receita de Natal que pode agradar aos amantes de sabores exóticos é o frango ao curry, um prato típico da culinária indiana que leva uma mistura de especiarias aromáticas e picantes. O curry é uma palavra de origem inglesa que deriva do termo tâmil “kari”, que significa molho. 

Ideias de receitas para a ceia de Natal. frango ao curry.
Ideias de receitas para a ceia de Natal. frango ao curry. Foto: Freepik

Trata-se de uma combinação de várias especiarias, que pode variar de acordo com a região, o gosto e a tradição. Algumas das mais usadas são a cúrcuma, o cominho, o coentro, o gengibre, a pimenta, a canela e o cardamomo. Um prato simples e delicioso para você se sentir na Índia.

Receita

3 colheres de chá de curry;
1 colher de sopa de páprica;
2 colheres de chá de sal;
1 colher de sopa de pimenta vermelha em pó;
1 colher de chá de pimenta do reino;
4-5 peitos de frango, em cubos;
1 cebola em cubos;
2 dentes de alho picados;
1 colher de sopa de gengibre;
230 g de molho de tomate;
180 ml de leite de coco.

Modo de preparo:

Tempere o frango em cubos com curry, páprica, pimenta vermelha, pimenta do reino e sal, misturando bem para envolver todos os pedaços. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o gengibre em fogo médio, até que estejam macios.

Acrescente o frango temperado e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que esteja dourado. Despeje o molho de tomate misturado com o leite de coco e deixe ferver, reduzindo o fogo. Cozinhe por cerca de 10 minutos, até que o molho engrosse um pouco.

Almôndegas de Cordeiro – Marrocos

O cordeiro é um prato típico da culinária marroquina. Geralmente é preparado como um ensopado em uma caçarola “tagine” – feita de argila – sendo cozido por horas. A carne é temperada com especiarias, cozida em um molho de tomate aromático e servida com arroz, cuscuz ou pão. Aprenda a fazer almôndegas marroquinas de cordeiro. 

ideias de receitas de Natal. Almondega marroquina.
Ideias de receitas para a ceia de Natal. Foto: iStock

Receita

350 g de carne de cordeiro moída
1/2 cebola ralada;
2 alhos ralados;
1 pedaço pequeno de gengibre ralado;
1 colher de chá de sal;
1/2 colher de chá de pimenta;
1 colher de chá de coentro;
1 pitada de canela;
1/2 colher de chá de páprica doce.

Para o molho:
2 colheres de sopa de azeite;
1 pimentão verde picado;
1 cebola picada;
800 g de molho de tomate;
1 colher de sopa de extrato de tomate;
1 colher de sopa de ras el hanout (mistura de temperos orientais);
1 colher de chá de sal;

Modo de preparo:

Ratatouille – França

O ratatouille é um prato de origem francesa, que consiste em um ensopado de legumes aromatizados com ervas provençais. Seu nome vem do occitano ratatolha, que significa “picar, triturar”. O prato surgiu no século XVIII, na região de Nice, como uma refeição simples dos camponeses, que aproveitavam os legumes frescos da estação, como tomate, berinjela, abobrinha, pimentão e cebola. 

Ceia de Natal
Ideias de receitas para o Natal. Foto: Timolina/Freepik

Com o tempo, o ratatouille ganhou fama e prestígio, sendo servido em casas nobres e restaurantes renomados. É uma refeição versátil, que pode ser consumida quente ou fria, como acompanhamento ou prato principal. Além disso, tem uma história rica e curiosa, que foi retratada no filme de animação da Disney Pixar, sobre um rato cozinheiro que sonha em preparar esse prato. 

Receita

1 berinjela média 
1 abobrinha italiana média
1 pimentão amarelo
2 tomates italianos maduros 
Azeite de oliva
Tomilho à gosto 
½  cebola roxa média
2 dentes de alho 
100 ml de passata ou polpa de tomate
Sal e pimenta preta

Modo de preparo:

Ideias de entradas e petiscos de Natal 

Cestinhas de queijo com palmito

Petiscos para a ceia natalina
Ideias de entradas e petiscos de Natal. Foto: Receitaria

As cestinhas de queijo com palmito são uma escolha encantadora e prática entre as ideias de entradas e petiscos de Natal. Com a conveniência da massa de pastel já pronta, essas cestinhas se tornam um preparo rápido, permitindo que você dedique mais atenção ao recheio saboroso. A combinação de palmito suculento e tomate fresco, envolvidos pelo derretimento do queijo, cria uma experiência gustativa que agrada a todos. 

Receita

1 pacote de massa para pastel
Tomate picado a gosto
Palmito picado a gosto
Orégano a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva a gosto
Queijo ralado a gosto

Modo de preparo:
Para criar deliciosas cestinhas de pastel, comece cortando a massa em discos pequenos. Distribua-os em forminhas de cupcake, moldando-as no formato desejado, e asse em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam douradas. Após retirá-las do forno, deixe-as esfriar. 

Enquanto isso, prepare o recheio misturando tomate, palmito, orégano, pimenta-do-reino, sal, azeite e queijo em um recipiente. Assim que as cestinhas estiverem mornas, desenforme-as cuidadosamente e recheie cada uma com a mistura saborosa, garantindo um petisco crocante por fora e suculento por dentro.

Patê de azeitona

Petiscos para a ceia de Natal
Ideias de entradas e petiscos de Natal. Foto: Freepik

O patê de azeitona é uma escolha clássica e cheia de sabor para dar início às festividades natalinas. Com seu aroma marcante e sabor que conquista paladares, ele se destaca entre as ideias de entradas e petiscos de Natal. Para prepará-lo, você precisará de 4 colheres de sopa de maionese, 2 colheres de sopa de requeijão cremoso, 150 gramas de azeitonas verdes sem caroço. 

Além disso, será necessário 1/2 pacote de queijo parmesão ralado, 1/2 colher de sopa de chimichurri e 2 colheres de sopa de salsinha. Misture todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea e sirva com torradas ou pães de sua preferência. Este patê não só enriquecerá sua mesa de Natal com seu sabor único, mas também trará um toque de elegância e tradição ao seu evento.

Rabanada de Bacalhau

Entradinhas para a ceia de natal
Ideias de entradas e petiscos de Natal. Foto: Ajinomoto/Reprodução

O bacalhau, um ingrediente tradicionalmente apreciado durante as festividades de fim de ano, é a estrela de uma receita inovadora que promete elevar o nível dos petiscos natalinos. A rabanada salgada de bacalhau é uma sugestão elegante e saborosa para celebrar com requinte. Sua textura crocante por fora e macia por dentro, combinada com o sabor único do bacalhau, cria uma experiência gastronômica memorável. 

Receita

Azeite
Cebola
Alho
400 gramas de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
Salsa
Cebolinha
Requeijão cremoso
Pão para rabanada
3 ovos
1 xícara de chá de leite
Sal
Noz-moscada
Parmesão ralado

Modo de preparo:
Comece aquecendo o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Adicione o bacalhau desfiado, a salsa e a cebolinha, deixando cozinhar brevemente para que os sabores se misturem. Após desligar o fogo, incorpore o requeijão ao preparo, criando uma mistura cremosa. Prepare o pão cortando fatias duplas e fazendo um corte em cada uma sem separá-las completamente. 

Em uma tigela separada, bata os ovos com leite, sal e uma pitada de noz-moscada. Mergulhe as fatias de pão nessa mistura e frite-as em óleo quente até que estejam crocantes e douradas. Em seguida, escorra em papel absorvente para remover o excesso de óleo. Finalize recheando as fatias com a mistura de bacalhau e polvilhando queijo parmesão ralado, mais salsa e cebolinha por cima.

Receitas leves de Natal 

Bruschetta de Tomate – Itália

receitas light de Natal
Receitas light de Natal. Foto: Shutterstock

A Bruschetta é um antepasto italiano clássico que remonta à antiga tradição camponesa, surgindo entre as regiões do Lazio e do Abruzzo. Originalmente, era uma maneira simples e saborosa de os trabalhadores rurais aproveitarem as sobras de pão, torrando-as em uma grelha e adicionando ingredientes disponíveis como tomates, queijos e ervas.

Com o tempo, essa prática se transformou em um petisco refinado, apreciado em todo o mundo. A palavra “bruschetta” vem do italiano “bruscare”, que significa “tostar”, e o prato pode ser chamado de maneiras diferentes em cada uma das 20 regiões da Itália. Hoje, a Bruschetta é uma opção leve e deliciosa para a ceia de Natal, podendo ser personalizada com uma variedade de coberturas para agradar a todos os paladares.

Receita

1 dente de alho partido ao meio
2 baguetes cortadas em
12 fatias cada
4 tomates médios picados
¼ de xíc. de cebola picada
1 c.c. de azeite de oliva
24 folhas de manjericão

Modo de preparo:
Aqueça seu forno até atingir 180 °C. Utilize o alho cortado para esfregar um lado de cada pedaço de pão. Disponha as fatias em uma forma e leve ao forno, deixando assar por aproximadamente 10 minutos e virando-as na metade do tempo para dourarem por igual. 

Paralelamente, em uma tigela, combine tomate picado, cebola e um fio de azeite. Em seguida, espalhe essa combinação sobre as fatias de pão assadas e finalize colocando uma folha de manjericão sobre cada uma.

Tomate com queijo Cottage – Inglaterra

Ideias de Receitas para a ceia natalina
Receitas leves de Natal. Foto: Shutterstock

O queijo cottage é um alimento nutritivo e versátil, originário da Inglaterra, que se destaca por seu sabor suave e textura macia. É uma excelente fonte de proteínas, além de ser uma opção de baixa caloria que pode ajudar na perda de peso e no controle da pressão arterial. 

Uma receita que incorpora esse queijo de forma deliciosa é o tomate recheado, que se apresenta como uma receita leve para a ceia natalina. Apesar de ser um prato simples de fazer, é bastante sofisticado. Ele também pode ser enriquecido com ervas frescas e especiarias para adicionar um toque especial à sua mesa de Natal.

Receita

Tomates-cereja
Queijo cottage
Queijo mozarela light
Orégano

Modo de preparo
Remova a parte superior e o interior dos tomates-cereja, mantendo a parte superior reservada. Preencha o interior dos tomates com queijo cottage misturado com orégano. Em seguida, recoloque as partes superiores dos tomates e prenda-os em um palito de aperitivo, alternando com um pedaço pequeno de queijo mozarela light.

Canapés de Sardinha – França

Petiscos para a ceia de Natal.
Receitas leves e petiscos para a Ceia de Natal. Foto: Freepik

Os canapés, pequenos e elegantes aperitivos, têm uma história que se entrelaça com a gastronomia francesa do século XVIII. Não se sabe ao certo sua origem, se é francesa, grega ou russa, mas a palavra “canapé” vem do termo francês para sofá. A ideia é que os ingredientes são dispostos sobre a base de pão como se estivessem “sentados” em um sofá.

Inicialmente, eram simples fatias de pão torrado cobertas com manteiga e um pedaço de carne ou queijo. Com o passar do tempo, os canapés evoluíram para incluir uma variedade de coberturas, desde patês e queijos até frutas e legumes, tornando-se um símbolo de sofisticação em eventos sociais. Hoje, eles são considerados receitas leves de Natal, perfeitos para começar a refeição com um toque de elegância.

Receita

8 fatias de pão integral
2 latas de sardinha no molho de tomate
½ cebola pequena picada
½ xíc. de queijo cottage
½ xíc. de iogurte natural desnatado
½ xíc. de suco de limão

Modo de preparo
Comece preaquecendo o forno a 180 °C, corte fatias de pão sem casca em quadrados e asse-as até que fiquem levemente crocantes. Enquanto isso, bata no liquidificador a sardinha, o molho, a cebola, o queijo cottage, o iogurte e o suco de limão até formar uma pasta cremosa. Em seguida, leve à geladeira por uma hora. Finalize distribuindo a pasta sobre os croutons e sirva como um delicioso e prático petisco.

Dicas de receitas de Natal para surpreender no fim de ano
Mercado de Natal em Warsaw – Polônia. Foto: Elijah G / Unsplash

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.

Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Deixe um comentário