Como se proteger de ciladas em encontros durante o Carnaval? Veja dicas - Informação & Entretenimento
Continua após a publicidade..

Como se proteger de ciladas em encontros durante o Carnaval? Veja dicas

O Carnaval 2024, que começa nesta sexta-feira (9), também pode ser a oportunidade perfeita para marcar o primeiro encontro com aquele contato que você vem flertando nos apps de namoro.

De acordo com o app Bumble, o período é enxergado pelos solteiros de todo o país como uma oportunidade perfeita para se conectarem com quem também gosta da celebração cultural.

Javier Tuiran, diretor de Comunicações para a América Latina no Bumble, comenta que nesta época as pessoas que buscam um relacionamento casual ou não conseguem curtir junto a música e as festas vibrantes.

A folia também pode ser palco para encontros de pessoas que se conheceram online.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Só que assim como em outras épocas do ano, o Carnaval também traz riscos para quem curtir junto de um contatinho. Por isso, o executivo do Bumble afirma que o app tem se preocupado em oferecer soluções de segurança para os usuários.

“A segurança de nossa comunidade é uma prioridade máxima no Bumble. Ao longo dos
anos, inovamos e introduzimos diversas características de segurança importantes no
aplicativo Bumble, especialmente desenvolvidas para ajudar solteiros a desfrutarem de
uma experiência de namoro mais segura”, afirmou.

Dicas para fugir de ciladas em dates no Carnaval

Além das ferramentas disponíveis dentro dos próprios apps de relacionamento, as pessoas precisam tomar alguns cuidados para evitar ciladas nos dates carnavalescos. Sobre isso, o Bumble montou um guia com algumas dicas de proteção.

Primeiro, é preciso ficar atento a determinados sinais de alerta que podem indicar que algo não está certo, como um perfil com poucas informações. Por mais que algumas pessoas prefiram ocultar detalhes por privacidade, é bom se certificar de que está falando com uma pessoa real.

CarnavalAlém de ficar atento nos dates, é importante proteger o celular nos bloquinhos de Carnaval (Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images)

Também vale conferir a foto do perfil com atenção, pois golpistas usam imagens de pessoas atraentes para atrair as vítimas. Neste caso, desconfie de fotos muito encenadas ou que pareçam editadas, além de fazer uma pesquisa reversa, verificando se aquela foto está em mais lugares.

Ainda conforme a plataforma de relacionamentos, a troca de conteúdos sexuais (sexting), como fotos íntimas, é uma prática comum no flerte. No entanto, desconfie de pessoas que tentem compartilhar esse tipo de material sem consentimento.

Pediu dinheiro ou não quer falar ao telefone? Fuja!

Golpistas podem manipular emoções sem que a vítima perceba e se aproveitam disso para extorquir o outro. Caso o contatinho que você só conhece pela internet peça dinheiro, mesmo que seja para o transporte até o local de encontro, não faça nenhuma transferência.

O mesmo vale para alguém que esteja pedindo informações pessoais como o endereço de casa ou do trabalho ou, ainda, seus dados bancários. Também é importante evitar compartilhar detalhes sobre os locais que você frequenta com desconhecidos.

Cuidado com os perfis de golpistas nos apps de namoro.Cuidado com os perfis de golpistas nos apps de namoro.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Outra dica é conversar ao telefone ou fazer uma videochamada com o par antes do primeiro encontro presencial, para ter certeza de que se trata da mesma pessoa com a qual você conversa nas mensagens. Caso a paquera insista em não atender as ligações, pode haver algo errado.

Questione os motivos do contato não querer conversar por áudio ou vídeo e, dependendo das respostas, é melhor partir para outra.

Atenção com o local do encontro

Decidiu que vai marcar um encontro durante o Carnaval? É fundamental escolher locais públicos e de grande circulação, como shoppings, praças e parques com muita movimentação de pessoas — os blocos também podem ser uma boa alternativa para o date.

Além disso, não se esqueça de avisar familiares e amigos que está indo se encontrar com alguém na folia. Recursos como a localização em tempo real do WhatsApp ou do Google Maps são soluções interessantes para aumentar a sua segurança.

Fique atento na conversa e respeite os próprios limites

Quem utiliza aplicativos de encontro ou de relacionamento está à procura de conexões reais, sejam elas passageiras ou duradouras. Por isso, é essencial prestar atenção no que o seu date está comunicando, já que o discurso dá indícios fortes sobre como aquela pessoa é e o que ela deseja.

Ouvir atentamento o que está sendo dito e feito é uma forma de alinhar expectativas e contribuir para que o encontro seja interessante para ambos, segundo o Bumble.

CarnavalFIcar atento aos sinais é uma boa forma de entender se o date está indo para o lugar que você quer ou não (Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images)

E além de prestar atenção no outro, é bastante importante estar atento aos próprios sentimentos e sensações. Respeite os próprios limites e os comunique com clareza ao parceiro ou parceira.

Deixe um comentário