Entenda mais sobre o surto de febre maculosa em SP

Entenda mais sobre o surto de febre maculosa em SP

Um surto de febre maculosa foi visualizado em Campinas, cidade localizada no interior de São Paulo. Os eventos aconteceram na Fazenda Santa Margarida, na zona leste do município, caracterizando uma região com risco de sofrer a infecção da doença. A prefeitura da cidade relatou a condição da doença no local e afirmou a presença de seis ocorrências, com duas suspeitas de infecção e quatro pessoas confirmadas com a doença.

Entre os seis casos, duas pessoas seguem no Hospital monitoradas e quatro faleceram. Entre os indivíduos que perderam a vida, todos estavam na Fazenda Santa Margarida na data de 27 de maio.

O caso contou com quatro mortes, incluindo o casal de namorados composto pela dentista Mariana Giordano, com 36 anos de idade e o piloto de automobilismo Douglas Costa, com 42 anos, além do falecimento da jovem de 28 anos da cidade de Hortolândia. Todos mortos no dia 8 de junho. A quarta morte confirmada foi de uma adolescente de 16 anos apurada nesta quinta-feira (15).

Para os casos com suspeita da doença, uma pessoa do sexo feminino de 38 anos e também da cidade do incidente, esteve na Fazenda Santa Margarida na data de 3 de junho e começou a apresentar sintomas sete dias depois. Para o outro caso suspeito, foi registrado em uma pessoa do sexo feminino de 40 anos, que vivia em Hortolândia e teve os primeiros sintomas também na data de 10 de junho.

Como acontece a infecção

A febre maculosa no Brasil é transmitida por carrapatos e causada pela bactéria  Rickettsia rickettsii, com uma doença endêmica na região do Sudeste do país, com taxa de letalidade superior a 50%, conforme divulgação do Ministério da Saúde.

A doença promove infecção que pode provocar inflamação dos vasos sanguíneos, com relatos que variam de sintomas leves até casos mais graves. A proximidade de sintomas com outras enfermidades e o diagnóstico tardio podem levar à morte provocada pela doença.

Principais sintomas

De acordo com a nota divulgada pela prefeitura de Guaratinguetá, os principais sintomas da febre maculosa incluem “febre acima de 39°C e calafrios, dor de cabeça intensa, conjuntivite, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, insônia e dificuldade para descansar, inchaços e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.”

Como se prevenir


Como se prevenir da febre maculosa. (Reprodução/Twitter: @campinaspref)


Conforme a prefeitura de Campinas divulgou para a prevenção, é importante ao entrar em áreas de carrapatos, não se automedicar, evitar área de vegetação, principalmente, em regiões com a infestação de carrapatos. Ao chegar em casa, tomar banho quente, fazer a inspeção do corpo e torções suaves para remover o carrapato com a pinça, evitando esmagar e apertar o parasita.

Foto destaque: Carrapato, vetor da doença febre maculosa. (Reprodução/Twitter/@mellziland)

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *