Luz polarizada revela campos magnticos espiralando no buraco negro central da Via Lctea

Luz polarizada revela campos magnticos espiralando no buraco negro central da Via Lctea

Espao

Com informações do ESO – 27/03/2024

Esta a sombra do buraco negro central da Via Lctea visto em luz polarizada. a primeira vez que os astrnomos conseguem medir a polarizao, uma assinatura dos campos magnticos, to perto da borda de Sagitrio A*. Na imagem, as linhas sobrepostas marcam a orientao da polarizao, que est relacionada com o campo magntico em torno da sombra do buraco negro.
[Imagem: EHT Collaboration]

Campos magnticos ao redor dos buracos negros

Uma nova imagem do radiotelescpio virtual Horizonte de Eventos mostra novos detalhes do buraco negro supermassivo Sagitrio A* (Sgr A*), que fica no centro da Via Lctea.

Com observaes feitas pela primeira vez em luz polarizada, a nova imagem revelou um campo magntico com uma estrutura muito semelhante do buraco negro situado no centro da galxia M87 (M87*), sugerindo que campos magnticos intensos podem ser comuns a todos os buracos negros. Esta semelhana aponta tambm para a existncia de um jato oculto em Sgr A*, ainda por ser visualizado.

Embora o buraco negro supermassivo da Via Lctea, que se encontra a cerca de 27.000 anos-luz de distncia da Terra, seja pelo menos mil vezes menor e menos massivo do que o da galxia M87, que foi o primeiro buraco negro a ser fotografado, as observaes revelaram que os dois tm um aspecto bastante semelhante, o que levou os cientistas a se perguntarem se os dois partilhariam caractersticas comuns alm da sua aparncia – a primeira imagem do buraco negro no centro da Via Lctea foi feita em 2022.

Para descobrir isto, a equipe decidiu estudar o Sgr A* em luz polarizada. Observaes anteriores da luz em torno do buraco negro M87* revelaram que os campos magnticos sua volta permitem que o buraco negro lance poderosos jatos de material para o seu meio circundante. Com base neste trabalho, as novas imagens revelaram agora que o mesmo pode ser verdade para o Sgr A*, embora os jatos ainda no sejam visveis nesta nova imagem.

“O que estamos observando so campos magnticos fortes, torcidos e organizados perto do buraco negro situado no centro da Via Lctea,” disse Sara Issaoun, lder do projeto. “Se juntarmos a isto o fato de o Sgr A* ter uma estrutura de polarizao muito semelhante observada no muito maior e mais poderoso buraco negro M87*, parece-nos que campos magnticos fortes e ordenados so fundamentais para a forma como os buracos negros interagem com o gs e a matria que os rodeia.”

Luz polarizada revela campos magn

M87* e Sgr A* lado a lado, vistos em luz polarizada.
[Imagem: EHT Collaboration]

Luz polarizada

A luz uma onda eletromagntica oscilante, ou em movimento, que nos permite ver os objetos. s vezes, a luz oscila numa orientao preferencial, motivo pelo qual a chamamos “luz polarizada”. Apesar de estarmos rodeados por luz polarizada, aos olhos humanos essa luz indistinguvel da luz dita “normal”.

No plasma que rodeia os buracos negros, as partculas que giram em torno das linhas de campo magntico ganham um padro de polarizao perpendicular ao campo, o que permite aos astrnomos mapear as linhas originais do campo magntico.

“Ao obtermos imagens em luz polarizada do gs quente incandescente perto dos buracos negros, estamos inferindo diretamente a estrutura e intensidade dos campos magnticos que acompanham o fluxo de gs e matria que o buraco negro consome e ejeta,” explicou Angelo Ricarte, membro da equipe. “A luz polarizada nos ensina mais sobre a astrofsica, as propriedades do gs e os mecanismos que ocorrem quando um buraco negro atrai matria para si.”

Bibliografia:

Artigo: First Sagittarius A* Event Horizon Telescope Results. VII. Polarization of the Ring
Autores: Kazunori Akiyama et al.
Revista: The Astrophysical Journal Letters
Vol.: 964, Number 2
DOI: 10.3847/2041-8213/ad2df0

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias

Outras notcias sobre:

Mais tópicos

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *