Capturar energia do Sol e do universo frio juntos mais eficiente

Capturar energia do Sol e do universo frio juntos mais eficiente

Energia

Redação do Site Inovação Tecnológica – 28/03/2024

Prottipos em teste no telhado da universidade.
[Imagem: Pramit Ghosh et al. – 10.1016/j.xcrp.2024.101876]

Resfriamento radiativo

Quando ainda estudava na Universidade de Stanford, nos EUA, Linxiao Zhu fez parte da equipe responsvel pela primeira demonstrao da tecnologia de resfriamento passivo, que irradia calor para o espao, h quase 10 anos.

Desde ento, o pesquisador – e vrias outras equipes ao redor do mundo – vem trabalhando no conceito, que recentemente culminou em uma clula solar que gera eletricidade e ainda manda o calor do Sol para o espao ao mesmo tempo, o que aumenta muito sua eficincia. Agora na Universidade Estadual da Pensilvnia, ele fez mais uma demonstrao desses painis duplos, que tiram proveito da energia do Sol e do frio do espao simultaneamente, mostrando que o conceito supera significativamente as clulas solares operando sozinhas.

O resfriamento radiativo passivo, ou refrigerao passiva, funciona enviando luz infravermelha – essencialmente calor – diretamente para o espao sideral instantaneamente, sem aquecer o ar circundante, uma vez que a atmosfera terrestre transparente para os comprimentos de onda usados para isso.

“No resfriamento radiativo, a luz infravermelha irradia de um pedao de vidro transparente com baixo teor de ferro,” explicou Zhu. “A luz reflete no vidro, passa pela atmosfera sem aquecer o ar circundante e vai at o espao sideral, que chamamos de universo frio.”

Este processo, por sua vez, resfria a superfcie do vidro, e essa capacidade de resfriamento pode ento ser direcionada para um objeto, como dentro de um prdio, de uma geladeira ou para um painel solar. A grande vantagem que tudo funciona em um esquema 24/7, dia e noite, fornecendo refrigerao no apenas sem gastar eletricidade, mas fornecendo eletricidade.

Capturar calor do Sol e frio do universo frio juntos

Esquema do conceito e do coletor dual de energia, gerando eletricidade e refrigerao.
[Imagem: Pramit Ghosh et al. – 10.1016/j.xcrp.2024.101876]

Energia solar + universo frio

Nesta nova demonstrao, os pesquisadores posicionaram um painel solar embaixo do refrigerador radiativo, de modo que o calor seja refletido e, durante o dia, a luz solar passe pelo refrigerador radiativo, que transparente para a luz visvel, e seja absorvida pelo painel solar para gerar eletricidade.

O sistema foi testado durante o vero no telhado do laboratrio, e os resultados mostraram que o benefcio combinado da gerao de eletricidade e do arrefecimento do sistema de colheita dupla pode superar a economia de eletricidade de uma clula solar sozinha em at 30%. O refrigerador radiativo ficou em mdia 5,1 C abaixo da temperatura do ar ambiente, resfriando as clulas solares e, com isto, elevando sua eficincia. E, noite, o resfriamento pode continuar sendo aproveitado.

Em outras palavras, colher os recursos do calor do Sol e do universo frio em conjunto excede o desempenho de usar qualquer uma das tecnologias individualmente. E com uma vantagem adicional: Como as duas unidades colhedoras de energia esto empilhadas, elas ocupam um espao mnimo no telhado ou no solo.

“Com base nesses resultados experimentais, o uso conjunto das duas colheitadeiras tem o potencial de superar significativamente o desempenho de uma clula solar simples, que uma tecnologia chave de energia renovvel,” disse Zhu.

Bibliografia:

Artigo: Simultaneous subambient daytime radiative cooling and photovoltaic power generation from the same area
Autores: Pramit Ghosh, Xinsheng Wei, Hanze Liu, Zhenong Zhang, Linxiao Zhu
Revista: Cell Reports Physical Science
Vol.: 5, ISSUE 3, 101876
DOI: 10.1016/j.xcrp.2024.101876

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias

Outras notcias sobre:

Mais tópicos

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *