nico no mundo, chip que funciona com luz lanado industrialmente

nico no mundo, chip que funciona com luz lanado industrialmente

Informtica

Redação do Site Inovação Tecnológica – 17/04/2024

Os elementos e camadas do processador fotnico.
[Imagem: Daniel Prez-Lpez et al. – 10.1038/s41467-024-45888-7]

Processador de luz pronto para uso

Engenheiros espanhis apresentaram um chip fotnico, o primeiro do seu tipo no mundo que programvel e multifuncional, pronto para uso em redes comerciais.

Utilizando luz em lugar de eletricidade, o processador de luz pode ser usado em centrais de dados, no setor de telecomunicaes e em infraestruturas associadas a sistemas de computao usados para inteligncia artificial.

Os processadores de luz, ou processadores fotnicos, nos quais o processamento feito inteiro de uma vez s, na velocidade da luz, so tipicamente baseados em guias de onda, uma espcie de “rodovias para a luz”, de modo que costumam ser mquinas projetadas para executar uma nica funo.

Contudo, os primeiros processadores de luz programveis j comeam a aparecer, e este novo chip d um salto frente da concorrncia.

O chip permite a programao sob demanda e a interconexo de segmentos sem fio e fotnicos de redes de comunicao, evitando a gerao de gargalos que podem limitar tanto a capacidade quanto a largura de banda disponvel.

” o primeiro chip do mundo com essas caractersticas. Ele pode implementar as doze funcionalidades bsicas exigidas por esses sistemas e pode ser programado sob demanda, aumentando assim a eficincia do circuito,” disse o professor Jos Capmany, da Universidade Politcnica de Valncia, na Espanha.

O processador fotnico adequado para mltiplos usos, incluindo estaes base, estaes centrais, centrais de dados, inteligncia artificial, gerao de formas de onda arbitrrias, internet das coisas, filtros MIMO etc.
[Imagem: Daniel Prez-Lpez et al. – 10.1038/s41467-024-45888-7]

Chip que controla antenas

Um diferencial significativo que o novo chip foi fabricado pela empresa iPRONICS, parceira do projeto, o que significa que, diferentemente de prottipos de laboratrio, este j est no padro industrial e pronto para ser comercializado – segundo a empresa, ele j est sendo testado por empresas de telecomunicaes.

Aplicaes como 5G ou carros autnomos requerem uma frequncia mais elevada, sendo necessria a reduo do tamanho das antenas e dos circuitos associados. Visando esses usos, a equipe usou o chip para tornar o conversor por trs de uma antena 5G o mais compacto possvel, pronto para suportar as bandas de frequncia atuais e futuras.

“Para ns, o desenvolvimento deste chip um passo crucial porque permitiu a validao dos nossos desenvolvimentos aplicados a um problema crescente, a gesto eficiente dos fluxos de dados em data centers e redes para sistemas de computao de inteligncia artificial. Nosso prximo objetivo dimensionar o chip para atender s necessidades deste segmento de mercado,” disse Daniel Prez-Lpez, da iPronics.

Bibliografia:

Artigo: General-purpose programmable photonic processor for advanced radiofrequency applications
Autores: Daniel Prez-Lpez, Ana Gutierrez, David Snchez, Aitor Lpez-Hernndez, Mikel Gutierrez, Erica Snchez-Gomriz, Juan Fernndez, Alejandro Cruz, Alberto Quirs, Zhenyun Xie, Jess Benitez, Nandor Bekesi, Alejandro Santom, Diego Prez-Galacho, Prometheus DasMahapatra, Andrs Macho, Jos Capmany
Revista: Nature Communications
Vol.: 15, Article number: 1563
DOI: 10.1038/s41467-024-45888-7

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias

Outras notcias sobre:

Mais tópicos

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *