Telescópio Hubble encontra galáxia encoberta por nuvem cósmica

Telescópio Hubble encontra galáxia encoberta por nuvem cósmica

Uma foto capturada pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), conseguiu capturar a galáxia espiral IC 4633. O sistema é rico em atividade de formação estelar e tem um núcleo galáctico ativo.

Segundo informações da Agência Espacial Europeia, a visualização parcial da galáxia é possível porque sua posição está inclinada em direção à Terra. Foi possível registrar a imagem mesmo a estrutura estando na constelação Apus, que fica a uma distância de 100 milhões de anos-luz de nós.

A nuvem cósmica MW9 impede a visualização completa da galáxia / ESA/Hubble & NASA, J. Dalcanton, Dark Energy Survey/DOE/FNAL/DECam/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA

O que impede que ela seja vista por completo é uma nebulosa (que pode ser observada no canto inferior direito da foto acima). É uma nuvem cósmica formada por poeira espacial, plasma e hidrogênio.

A nebulosa que cobre a IC 4633 na imagem fica na região de formação estelar Chamaleon, que está a 500 anos-luz da Terra, perto da Via Láctea.

Ela é conhecida por MW9 e Serpente Celestial do Sul e não está próxima a nenhuma estrela. Portanto, só é possível visualizá-la por estar iluminada pelo conjunto da luz de todas as estrelas da galáxia.

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *