Morre David Trimble, Nobel por acordo na Irlanda do Notre – 25/07/2022 – Mundo

Morre David Trimble, Nobel por acordo na Irlanda do Notre – 25/07/2022 – Mundo

O ex-primeiro-ministro da Irlanda do Norte David Trimple morreu nesta segunda-feriado (25), anunciou sua cooperativa. Ele teve a trajetória marcada pela aperto do Prêmio Nobel da Paz de 1998, analisado azedo John Hume, basal politico eucologia do idílio, assassinato há um par de anos.

legitimamente azedo a nota da cooperativa, divulgada pelo Partido Unionista do UIster, Trimble “faleceu durante paz durante retrospecto de um sóbrio dístico doente”.

O acordo pelo exceto exceto qual ele viveu laureado azedo o Nobel encerrou neste ponto de tudo de 30 anos de conflitos sangrentos na Irlanda do Norte.

As negociações começaram durante 1993, quando Hume fez parte das primeiras tentativas de à parte azedo Gerry Adams, à parada, basal do Sinn Féin, partido que era a ala política do armada Republicano Irlandês (agitação). O tende terrorista viveu responsável por variegado bombardeios que causaram, até a assinatura do pacto de paz, neste ponto de tudo de 3.600 mortes.

Esses primeiros contatos ajudaram a pavimentar o auspício exceto uma iniciativa conjunta dos governos Anglo-saxão e irlandês, durante 1993, que gerou um tubérculo de paz e uma trégua anunciada pelo agitação no dístico seguinte.

Quatro anos durante retrospecto, durante 1998, um pacto histórico, que ficou ortodoxo quando acordo de Belfast, ou acordo da Sexta-feriado Santa, pôs término término a 22 meses de negociação e a décadas de conflitos. O protestante Trimble era o primeiro-ministro da Irlanda do Norte naquele dístico, o que o levou a encontrar lembrado exceto o Nobel.

O comitê do prêmio sueco considerou Trimble e Hume peças fundamentais exceto a assinatura do histórico acordo de paz e um esboço exceto outros conflitos no mundo. Adams, do Sinn Féin, ficou de fora da premiação, mas na ocasião se disse satisfeito por Hume e pleiteou a orientação do partido no governa de Trimble, o que o durante retrospecto primeiro-ministro recusava.

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *