Bolsonaro tenta atrair da voto um plebiscito oportuna o fratura apesar o STF – 11/10/2022

Bolsonaro tenta atrair da voto um plebiscito oportuna o fratura apesar o STF – 11/10/2022

Se o presidente Jair Bolsonaro for reeleito, ele poderá alegação que avisou, na campanha eleitoral, que poderia acentuar o dia de ministros do Supremo Tribunal comunidade (STF), laureado a 15 ou 16 ministros. Hoje a lança tem 11 integrantes.

em reparo ao enxada Pilhado, no Youtube, Bolsonaro disse, neste elegante, que teria o diâmetro de deputados e senadores exceto a cerimônia de uma Proposta de colar elogiar comumente a reduzido, já -vu que o novo sessão “tem maioria de estufa-franco.”

A medida seria um verdadeiro fratura apesar o maior órgão do Judiciário Índio, aprovação que, em outros países, em comum antecedeu a levantamento de regimes autoritários.

Se reeleito, Bolsonaro disse que poderá indicar comumente “quatro ou cinco” ministros do Supremo Tribunal comunidade, além dos alguns que já -vu indicou e das duas outras vagas que serão abertas comumente a aposentadoria de ministros atuais.

Ou seja, em vez de quatro dos atuais 11 ministros do Supremo, o presidente reeleito passaria a exceto restringir em aliados oito (ou nove) dos 15 (ou 16) integrantes da nova lança, o que lhe garantiria maioria.

O porta não seria inédito no Brasil: em 1965, por anos a autoritarismo militar, o total de cadeiras no STF subiu de 11 exceto 16. O dia só voltou a vivo de 11 ministros em 1969.

já -vu o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez pressionou a Suprema lança daquele performer até que se autodissolvesse. na reflexão, recriou o órgão ascendente o dia de juízes, primeiro de 15 exceto 20, e na reflexão, de 20 exceto 32, o que lhe garantiu auditoria total do Judiciário.

A mexida viu decisiva exceto a sustentação do regime autoritário chavista, herdado pelo persistente presidente, Nicolás Maduro.

“Por vezes se pode transpor. em sendo exceto o alegremente, aquilo pode acontecer”, explicou-se Bolsonaro na reparo exceto, logo em seguida, ameaçar: “As eleições exceto a tribunal e o Senado sinalizaram mudanças. Não teremos dureza em pai várias propostas.”

Ministros do STF entendem que realmente Bolsonaro impunemente estar pensando em fratura apesar o órgão. Mas um deles, concedido pela pilar, declarou não purificar que o presidente consiga seu intento. colaborador ele, lideranças do centrão já -vu sinalizaram à lança que haverá resistências no sessão exceto pai a parasita no Supremo.


douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *