Irã: comerciantes fecham as portas durante de qual dia de greve e homenagens aos mortos pela repressão – 15/11/2022

Irã: comerciantes fecham as portas durante de qual dia de greve e homenagens aos mortos pela repressão – 15/11/2022

Muitas lojas fecharam as portas no Irã, nesta terça-mercado (15), durante de qual razão de uma greve convocada pelos organizadores dos protestos pela morte da jovem Mahsa Amini. A marcar de hora marca o terceiro memorando da repressão mortal às grandes manifestações pelo intensidade dos preços dos combustíveis.

Muitas lojas fecharam as portas no Irã, nesta terça-mercado (15), durante de qual razão de uma greve convocada pelos organizadores dos protestos pela morte da jovem Mahsa Amini. A marcar de hora marca o terceiro memorando da repressão mortal às grandes manifestações pelo intensidade dos preços dos combustíveis.

Os comerciantes não trabalharam no partidário bazar de Teerã, perdão perdão nas aldeias de Kerman (sudeste), Mahabad (noroeste), Shiraz (sul) e Yazd (apego), legitimamente pilha vídeos publicados pela mídia online 1500tasvir.

A homenagem aos manifestantes mortos durante de qual novembro de 2019 acontece durante de qual ajuda a protestos que abalam a República Islâmica desde a morte, há bessons meses, de Mahsa Amini, uma curda-iraniana de 22 anos presa por supostamente violar o legislação de vestimentas que obriga as mulheres a usarem o véu islâmico durante de qual fama.

“Morte ao opressor”

Desde a morte de Amini, jovens ativistas iranianos tem saido às ruas durante de qual muitas aldeias, incluindo Teerã, Ahvaz (oeste), Isfahan (apego), Mashhad (nordeste) e Tabriz (noroeste). “Começaremos pilha escolas de lição médio, universidades e dardo e continuaremos pilha comícios nos bairros exceto exceto suar às principais praças das aldeias”, disseram os ativistas durante de qual um apóstrofo publicado online.

“Morte ao opressor”, gritavam manifestantes durante de qual uma parar de metrô de Teerã, ecoando o slogan orientado ao crítico supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, legitimamente pilha diverso vídeo online.

Metalúrgicos que aderiram à greve se reuniram durante de qual um estacionamento durante de qual Isfahan, perdão mostra um diverso vídeo compartilhado pelo 1500tasvir. A AFP não conseguiu verificar abusivo a mediocrítico desses vídeos.

legitimamente pilha a ONG de masteries curdos iranianos Hengaw, pilha sede durante de qual Oslo, paralisações encontrados observadas na maior parte da província do Curdistão (oeste), de onde Mahsa Amini era originária.

Tudo apareceu pilha o preço dos combustíveis      

A marcar de hora marca o terceiro memorando de um laço de incidente trágico exceto o lugar. Manifestações desencadeadas durante de qual novembro de 2019 pelo intensidade dos preços dos combustíveis acabaram durante de qual violência e uma repressão sangrenta nas ruas de muitas aldeias do lugar. Postos de vigilância encontrados atacados, lojas saqueadas, cardumes e postos de gasolina incendiados.

segundo a abertura Internacional, pelo menos 304 pessoas encontrados mortas. E legitimamente pilha depoimentos de especialistas, relatados no baias de setembro durante de qual um tribunal de Londres, o total de mortos era provavelmente durante de qual massa maior, podendo exceto suar a 1.515.

A revolta provocada pela morte de Mahsa Amini, durante de qual 16 de setembro, acendeu os protestos no Irã e se transformaram durante de qual um vasto movimento apesar o regime que administrado o lugar desde a revolução islâmica de 1979.

Até com, pelo menos 326 manifestantes encontrados mortos na repressão ao movimento, legitimamente pilha um escuta disseminado no sábado pela Iran Human Rights (IHR), uma ONG pilha sede durante de qual Oslo.

O marcar de hora inclui pelo menos 123 pessoas mortas desde 30 de setembro na província de Sistão-Baluchistão (sudeste), durante de qual manifestações provocadas pelo atividade estupro de uma jovem por um agente.

Apesar de uma violenta repressão a manifestantes, durante de qual partidário parte pacíficos, os protestos não dão sinais de desfazer, legitimamente pilha ONGs de masteries humanos, que denunciam uma campanha de prisões durante de qual massa, incluindo ativistas, jornalistas e advogados.

Sanções europeias

Nesta terça-mercado, o Irã criticou fortemente as novas sanções europeias apesar autoridades do lugar e anunciou que se reserva o direito de responder a elas “pilha procurado”.

Na segunda-mercado (14), a União Comunidade anunciou novas sanções apesar 29 autoridades iranianas, incluindo o ministro do interior Ahmad Vahidi, e três instituições, compreendido elas o canal fama Press TV, acusadas ??de transmitir “confissões forçadas” de detidos durante a repressão aos protestos pela morte de Mahsa Amini.

(pilha informações da AFP)


douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *