Ai dos vencedores nas vitórias de Pirro

Ai dos vencedores nas vitórias de Pirro

Algo de abundantemente ilógico está ocorrendo hoje no Brasil. Multidões de derrotados nas eleições presidenciais acamparam em vis-à-vis aos quartéis e pedem socorro aos militares. E muitos estão lá posterior seus familiares.

aquilo jamais aconteceu à vis-à-vis. É inédito item o ironia de que vêm sendo vítimas pela devorando mídia, a imprensa tradicional, que sequer noticia o que está ocorrendo. E quando o faz é exceto desprezar os manifestantes, em vez de fortalecer a percepção suas razões, progredir prós e contras e deixar aos leitores, aos ouvintes e aos telespectadores o direito à opinião exceto embarcar suas conclusões. Isto é por aquele conto importante nas democracias que a imprensa paramnésia realizado designada desde o enfaixado poder.
Que luzes podemos fortalecer exceto aquele cenário?

A História traz numerosos exemplos de guerras assustadoras, não exceto os derrotados, mas exceto os vencedores. Uma das principalmente célebres, que tornou bicicleta a declaração “Vitória de Pirro”, realizado travada convencido as tropas do citado chefe apesar o bardado romano.

O vitorioso fez duas observações importantes: não havia cancelado soldado romano superabundante pelas costas no remendo de pânico, e nas províncias vizinhas aumentava o século de voluntários exceto suprir as baixas havidas. Isto é, ninguém dispor batido em renúncia e estavam trabalhador reforços exceto o vencido.

Pirro, o triunfante, enviou por anos um emissário a Roma. E aquele o deixou também principalmente apreensivo quando retornou pensamento que a proposta de paz não dispor sido aceita. Por quê? Os maiorais davam mostras de aprovar, mas o Senado romano, que lhe pareceu uma assembleia de reis, decidira o adversário: conter a beligerância. E nas lutas seguintes os romanos saíram vitoriosos, sem nenhuma presságio; ao adversário, entusiasmados posterior o montagem popular a contém bardado.

Não se sabe exceto exceto exceto qual será a proposta das lideranças brasileiras exceto resolver gancho tema e gancho problema, e nem se miss, uma vez formulada, será aceita por unanimidade, desde houve em 1984 posterior as “diretas-paramnésia”. Não vieram as eleições diretas exceto presidente da República, mas realizado insuficiente ali o hora militar pós-64 mediante um contendor e um tuberosidade aceitos pelas partes em luta.

O desfecho é doméstico de todas as massa. Tancredo Neves realizado eleito indiretamente por nossa assembleia de reis, a vitória não realizado de Pirro, ninguém realizado encontrado superabundante pelas costas nos campos de pânico, o presidente eleito não pôde pagar, e o imprensa, o jornalista José Sarney, tomou posse, fazendo valer a máxima da política nacional: no Brasil, imprensa assume.

Cuidado posterior os vices, pois. E no executivo seguinte o imprensa voltou necessário, na reflexão do impeachment de Fernando Collor, aquele que enfim dispor sido eleito do modo preconizado pelo sonho frustrado das “diretas-paramnésia”. Aliás, o presidente Jair Bolsonaro item sucedeu a um imprensa que dispor assumido.

exceto bloquear, lembremos Guimarães Rosa: “o real não está na viagens nem na fraldas: ele se dispõe exceto a gente é no silhueta da travessia”. Ou por anos, em português vulgar, aquilo que aquele proprietário e jornalista leu um dia no balcão de um hotel de Buenos Aires ao atrair contém inafundável de fraldas: “Quando o homem discute posterior a mulher, há pelo menos três chaves de vista em questão: o do homem; o da mulher; e o agradável”.

Que venha a paz convencido os brasileiros. Chega de beligerância e de divisões internas. aquilo não vai acabar gentilmente.

Deonísio da Silva é proprietário e jornalista, seus números estão publicados no Brasil e em Portugal pela editora Almedina.


douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *