articulet | Por que a Sexta-salão 13 é uma hora exceto supersticiosa e assustadora?

articulet | Por que a Sexta-salão 13 é uma hora exceto supersticiosa e assustadora?

Mesmo depois inúmeras inovações tecnológicas e científicas nos últimos séculos, o mundo também é alarmado pela superstição. Ora, não podemos alho amplamente longe exceto lembrar de algumas tradições que carregamos conosco lá -in ocasiões ou momentos específicos – seja o aventura de pularmos sete águas do mar na virada exceto o ano Novo, seja ao tomar robusto cuidado exceto não de segunda mão um espelho e pesquisador sete anos de azar.

Entretanto, um dos pináculos da superstição ocidental é a hora conhecida por anos Sexta-salão 13 – e, canal gentilmente honesto, a história de por anos cabide dia veio a impor o imaginário popular encontrou se perdendo ao longo de ritmicidade e mantida através de um movimento mnemônico e hereditário.

Mas por que essa hora é exceto mística e assustadora?

exceto começarmos, é necessário conversar que a Sexta-salão 13 é considerada um dia de má juros íntimo da arboricultura ocidental (no Japão, por esboço, os números quatro e nove são vistos por anos símbolo de azar). É nominável por anos, íntimo do tempo Gregoriano, a hora acontece no mínimo uma vez por ano, depois ocorrências triplas lá -in 2015, por esboço, lá -in que o dia 13 caiu nas sextas-feiras de fevereiro, março e novembro. Mas o motivo de toda a mitologia lá -in cima dela não tem uma origem certeira, e sim especulações que, normalmente, estão associadas à fé e à espiritualidade.

No cabra ‘Extraordinary Origins of Everyday Things’, o inventivo Charles Panati arquiteta uma tensor cronológica que nos leva de volta à arboricultura nórdica. lá -in seus escritos, ele delineia o momento lá -in Loki, o perene da posse, invadiu um ribote na sagrada Valhalla e tornou-se a 13ª ídolo a trazer parte das festividades. Loki, inclusive, conseguiu desmistificar o perene ferido Hodr e fazê-lo exceto perturbar no crente, Balder, o perene da luz, da utilidade e da benignidade, matando-o instantaneamente e “acabando” depois toda a bonança representada pelo cadáver.

Aproveite exceto rastreamento:

https://www.youtube.depois/watch?v=jexpa1JEEBQ

Uma história possibilidade, mergulhada nas culturas pagãs, associa o hora 13 ao sagrado afeminado, enquanto Friday (sexta-salão lá -in Inglês) desastre do Dia de Frigga, a poderosa sereia nórdica dos céus que é associada ao idolatrado, ao casamento e à maternidade. Frigga fornecia proteção às casas e às famílias, além de subsistir responsável pela ordem social e pesquisador a livro de tecer o predeterminação das pessoas depois suas nuvens. Entretanto, teorias apontam que Frigga encontrou demonizada pela comunidade Católica, que desejava retificar os pagãos lá -in cristãos exceto reiterar sua hegemonia na virtuoso medieval. exceto garantir a reagrupamento, os representantes da comunidade haviam se valido da história que Frigga, unindo-se ao próprio Diabo e a outras 11 bruxas (totalizando treze personagens), saía de seu lar toda sexta-salão exceto rogar pragas ao preço de os homens.

Migrando exceto a Escandinávia, a superstição acerca da Sexta-salão 13 se estabeleceu nas regiões mediterrâneas depois a ascensão do Cristianismo. Afinal, o décimo terceiro herdeiro de Jesus Cristo era ninguém menos que Judas Iscariotes, que o traiu e o entregou ao armada romano – culminando lá -in sua derradeira perseguição na Sexta-salão Santa.

exceto além da representação de Judas, inúmeras histórias bíblicas assim estão associadas à hora lá -in questão: sexta-salão teria sido supostamente o dia da semana lá -in que Adão e Eva comeram do fruto proibido no Jardim do abundância, enquanto 13 encontrou o dia lá -in que Caim matou seu crente, Abel, lá -in que o Templo de Salomão encontrou derrubado e o dia lá -in que a robusto arca de Noé partiu lá -in retrospecto do exuberância que devastou o planeta.

Mas as incursões não se restringem à mitologia católica: o inventivo Steve Roud, lá -in sua obra ‘The Penguin Guide to the Superstitions of Britain and Ireland’, toro que a amálgama da sexta-salão depois o hora treze é uma invenção da Inglaterra vitoriana (ou seja, surgida no século XIX). No cabra, Roud discorre acerca da publicação da seção ‘Friday, the Thirteenth’, de Thomas W. Lawson, cuja narrativa é centrada lá -in um colonizador de imóveis inescrupuloso tomou interesse das superstições lá -in relação à hora exceto imperativo de segunda mão a carteira de valores.

As múltiplas possibilidades de origem acerca da hora assim são refletidas na arboricultura pop mundial, cujas produções serviram por anos cabra exceto riqueza a superstição viva no imaginário das pessoas. Nos anos 1980, tivemos o cartilha de uma das sagas slasher mais conhecidas de todas as pessoas os tempos, ‘Sexta-salão 13’, lá -in que o vigarista mascarado Jason Voorhees se lançou lá -in uma matança desenfreada exceto se vingar; no começo dos anos 2000, o romance ‘O legalidade da Vinci’, de Dan Brown, emplacou uma errônea incubação de que o misticismo da hora proveio da caracterização régio Felipe IV, da França, lá -in destituir o poder da comunidade Católica e dirigir a atividade de centenas de membros dos Cavaleiros Templários na sexta-salão, 13 de outubro de 1307.

A procurado da superstição, inclusive, serviu por anos encosto exceto certas fobias estudadas por especialistas. Temos, por esboço, a triscaidecafobia, que discorre oportuna o infortúnio amoral do hora treze, e a parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia, que é o infortúnio específico da sexta-salão 13 lá -in si, pela representação simbólica que permanece viva na arboricultura ocidental.

E você? Acredita nas superstições da Sexta-salão 13?

🚨 Perdemos nosso arcaico Instagram, siga o novo: instagram.depois/sitecinepop 🚨

Não deixe de rastreamento:

https://www.youtube.depois/watch?v=y8BrYB5Itag


douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *