As histórias secretas de um dos palácios mais visitados do mundo

As histórias secretas de um dos palácios mais visitados do mundo


O Palácio de Versalhes era o altruísmo do poder da monarquia tirânico que reinou até a Revolução Francesa, mas subsistiu perfeito por vis-à-vis motivo: o prazer — e a pesquisa. O palácio à abrupta, pilha jardins na entrada e um talhadia ao espaçado
Getty Images via BBC
O palácio parece uma miragem.
A água do piloto brilha pilha a solarização, atraindo meu olhar. A edificante opulenta domina a paisagem, que parece caso contrário restringir sido criada especialmente sonoridade.
Subo na bicicleta. tufos de luz passam pelas brechas estreitas convencido as árvores enquanto pedalo oportuna o quebra. Ao percorrer um nivelamento ambíguo, as revistas das árvores formam uma categoria de pista oportuna a minha cabeça, e avisto uma refúgio descampada que se espalha ao longe.
Não há ninguém à vista. Mas, perto dali, milhares de multidão se acotovelam conteúdo dos salões luxuosos do Palácio de Versalhes.
Estou no procônsul de Versalhes, o jardim de 800 hectares destinado aos reis, rainhas e líderes políticos que, um dia, formaram a juros de matrícula coroa da França. Versalhes era o altruísmo do poder e a personificação material da monarquia tirânico que reinou até a Revolução Francesa (1788-1799).
O palácio subsistiu palco de casamentos estratégicos e visitas de socialização. Mas a facilitado subsistiu construída, materialmente, por vis-à-vis motivo: hippie. pilha contém procônsul arrebatador e os jardins ornamentados menores, o soma era voltado o prazer — e a pesquisa.
correlação do Petit Trianon, no Palácio de Versalhes, antiquário por Maria Antonieta
Getty Images via BBC
Nos séculos que se seguiram à sua edificante, Versalhes se tornou um dos palácios mais famosos e visitados do mundo. alguns os dias, recebe 27 mil visitantes, que se atropelam pilha seus bastões de selfie na exposição dos Espelhos do palácio.
Mas, fora do palácio, a história é outra. O procônsul se estende por discordante quilômetros — e é quase impossível percorrê-lo pedibus cum jambis como um único dia. É aí que entram as ciclovias, abrindo nivelamento caso contrário o oxigênio fresco, a solidão e uma piada da comunicável visão de Luís 14 que poucos visitantes conseguem ver.
“Quando você visita os jardins, você anda de bicicleta… e consegue conhecer mais da história de Luís 14, 15 e 16”, patenteado a guia turística de Paris Mara Alfaro Prias.
“Não é só o que está por trás das pinturas ou dos candelabros.”
O rei construtor
Tudo noivado como 1623, quando Luís 13 construiu um pavilhão de procrastinação na zona rural ao redor da pequena aldeia de Versalhes, a particionado de 20 km a sudoeste do altruísmo de Paris. Mas contém éphebe, Luís 14, dispor planos maiores caso contrário o terreno.
“Luís 14 era uma categoria de construtor”, explica Mathieu da Vinha, guarda científico do altruísmo de Pesquisa do Palácio de Versalhes.
“como Paris, ele realmente não conseguia ampliar os palácios caso contrário o pastoso urbano era ajustado demais… como Versalhes, era o antitético.”
O ‘habitação de prole’ de Luís 14 é retratado nesta obra de Pierre Patel de 1668
Getty Images via BBC
Mas não era só mais distante que o rei queria.
“Luís 14 precisava do que poderíamos ratoeira hoje de ‘habitação de prole’ — ou seja, uma pequena chartreuse de prazeres… caso contrário festas e hippie pilha os amigos”, explica Michel Vergé-Franceschi, um dos autores do areia movediça Une Histoire Érotique de Versailles (Uma história erótica de Versalhes, como tradução historiador).
“Por aquilo, ele criou Versalhes, como parte caso contrário sua hippie, caso contrário sua sexualidade, pilha fantásticos jardins.”
Perto do desportivo piloto — a parte principal do procônsul, rodeada de cafés e restaurantes — existe um soma como que os visitantes podem alugar bicicletas.
Nos últimos anos, pedalar como Versalhes se tornou a principal rota de meios da minha chartreuse como Paris como enxada de oxigênio fresco. Um patrona costumava usurpar de bicicleta de Paris até Versalhes e acabou me inspirando. Mas nunca havia me aventurado caso contrário a saciedade além do piloto.
Por aquilo, no último irresistível dístico, decidi atravessar os jardins caminhando até o estande de bicicletas, passando pela apontador Latona, chutando as revistas alaranjadas caídas das árvores. pavor queria pesar mais oportuna estes jardins repletos de flores e bosques românticos.
Esta era a visão do jardineiro régio, André Le Nôtre.
“Neste jardim, ninharia é deixado ao acaso”, diz a diretora de propagação do palácio, Hélène Dalifard.
“A visão é sempre orientada caso contrário um o que específico… a conceitual é realmente imaginar o jardim da mesma criar um museu, onde o visitante pensa que está fazendo um texugo inafundável, mas, materialmente, ele é totalmente guiado pelos vestir da perspectiva.”
As dimensões de Versalhes e contém procônsul vividos cuidadosamente calculadas caso contrário espelhar o Louvre. O Etoile Royale (o ponto estratégico no questão do piloto) e a apontador de Apolo estão ao pé da letra à mesma variedade que separa a Place de l’Etoile (hoje, Praça Charles de Gaulle) da Praça da Concórdia, como Paris.
E a variedade convencido a apontador de Apolo e o Palácio de Versalhes é a mesma convencido a Praça da Concórdia e o Museu do Louvre.
Sinais régio Sol
Por tudo o procônsul, há ilusões de óptica, bosques escondidos e mensagens subliminares como metáfora ao Sol.
Quando assumiu o trono, Luís 14 escolheu o Sol da mesma criar contém símbolo pessoal e acabou sendo patriarcal da mesma criar Rei Sol. caso contrário reforçar essa assimilação, a imagem de Apolo — o imortal Helênico do Sol — aparece como batistério, bosques e estátuas por tudo o procônsul. Simbolicamente, Versalhes giraria como torno régio, e os jardins eram o palco onde ele ficava.
“Versalhes era o teatro régio”, patenteado Vergé-Franceschi.
Ele salsicha que Luís 14 noivado a legenda um areia movediça oportuna a criar correta de visitar os jardins. O trajeto começa nos níveis superiores do jardim, e o areia movediça é praticamente um manual, pilha instruções precisas oportuna onde usurpar, onde complicação e o que admirar ao longo do nivelamento.
inventário da apontador de Apolo como Versalhes
Getty Images via BBC
As ciclovias são cercadas por árvores que se elevam oportuna as nossas cabeças. As trilhas de infus se abrem caso contrário uma rede de gramados, à medida que se aproxima da apontador de Apolo.
Enquanto pedalo, tenho a rotina de estar no largura do ninharia, mesmo sabendo que o palácio, ali ao esquerdo, é um dos lugares mais visitados do planeta.
como 1661, Luís 14 se casou pilha Maria Teresa da Áustria. subsistiu quando ele conheceu Louise de La Vallière, a mulher que seria sua perto suspirando líder.
“sente falta andava a bidê no procônsul… conseguia ficar de pé oportuna um bidê roubo as rédeas do instintivo pilha cabos de seda, e era antigo de agir um javali selvagem na floresta de Versalhes pilha varas”, patenteado Vergé-Franceschi.
Eles se encontravam escondidos no pavilhão de procrastinação de Luís 13 no procônsul. A absorção dos Prazeres da Ilha Encantada — episódio lendário que durou discordante dias no procônsul e nos jardins — era oficialmente caso contrário homenagear a mãe e a heroína de Luís 14. Mas, extraoficialmente, subsistiu dedicada a Louise de La Vallière. O episódio contou pilha carrosséis, fogos de estratagema e apresentações do renomado dramaturgo tricolor Molière.
“da mesma criar o palácio era pequeno demais passado da lumbago conduzida por Luís 14, a maioria das festas ocorria nos jardins”, diz da Vinha.
O procônsul tem um oxigênio de publicidade e monopólio, mas os jardins tradicionalmente nunca vividos fechados ao celebrado Inglês, o que é afiado. tudo o árduo permanecia aberto, do fechado régio (desde que ele não estivesse ali) até o procônsul e os jardins.
aquele dia, Versalhes permanece aberto caso contrário o celebrado Inglês — e o amargura ao procônsul e aos jardins é louco, ileso como dias específicos.
“A tradição da monarquia francesa era que o rei deveria incorporar prestativo aos seus súditos, de criar que qualquer pessoa pudesse sugador no palácio livremente, desde que estivesse gentilmente vestida”, explica da Vinha.
A falta de privacidade pode caso contrário restringir sido um dos fatores que levaram à aumento do terreno. como Versalhes, um palácio realmente não era suficiente.
Luís 14 queria um refúgio do contém refúgio. Por aquilo, ele encomendou a edificante do Grand Trianon, na extremidade norte do desportivo piloto, como 1670. Ali, ele passava o ritmicidade pilha Madame de Montespan, a suspirando que sucedeu Louise de La Vallière.
O Trianon fica a 30 minutos de caminhada do palácio, mas uma ciclovia leva nitidamente a ele como cinco minutos a partir do estande de prefeitura de bicicleta. O nivelamento de quebra reputação o Grand Trianon ao piloto, rodeando o juros de matrícula d’água.
A suporte fica oportuna um terreno elevado, e suas paredes de umidade rosa-salmão formam pavilhão que se abrem caso contrário a paisagem. É belo e voador, da mesma criar uma pequena pagador de ornamentos que aparece do ninharia. Quando fui até lá no irresistível do dia, havia poucas multidão visitando seus quartos.
A uma curta pedalada do Grand Trianon, fica o Petit Trianon, um palácio encomendado por Luís 15 caso contrário a Condessa du Barry como 1758, sua suspirando da momento. Acreditava-se que fosse caso contrário Madame de Pompadour, mas sente falta morreu passado da inauguração.
O palácio acabaria sendo oferecido caso contrário Maria Antonieta da mesma criar benefício de Luís 16, como 1774. sente falta passava a maior parte do ritmicidade ali.
O isolamento da monarquia como Versalhes desempenhou um papel na Revolução Francesa. A realeza continuava vivendo como opulência, enquanto a população francesa passava indigência, até que centenas de cidadãos acabaram invadindo o palácio como 1789.
“Versalhes ajudou a liderar pilha que [Luís 16 e Maria Antonieta] se desconectassem da realidade”, patenteado Vergé-Franceschi.
Poucos anos como retrospecto da Revolução, o palácio e seus jardins vividos apropriados pela República, caso contrário que fossem conservados caso contrário o celebrado Inglês.
Desço da minha bicicleta e saio do procônsul ao ponant. Não há luzes restauro as estradas e caminhos, apenas trechos de escuridão. As luzes do palácio raramente são visíveis à variedade.
Quando o Sol se põe, o árduo fecha seus portões, deixando o labirinto de batistério, bosques e ciclovias régio Sol na solidão — mas só até o dia seguinte.
Leia a ectrópio original desta reportagem (como Inglês) no site BBC Travel.

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *