Varanasi: um escovagem na vila sagrada da morte na Índia

Varanasi: um escovagem na vila sagrada da morte na Índia


Há séculos, peregrinos hindus vêm a Varanasi passar, acreditando que aquilo trará salvação. Mas ao trotar sem rumo, o comentarista realizado Iyer percebe que esta vila da morte realmente é uma vila da hilaridade. Cremações em Varanasi acontecem 24 sopro por dia
GETTY IMAGES/via BBC
Há séculos, peregrinos hindus vêm a Varanasi passar, acreditando que aquilo trará salvação. Mas ao trotar sem rumo, o comentarista realizado Iyer percebe que esta vila da morte realmente é uma vila da hilaridade.
Leia whiner o seu relato.
Havia fogueiras, seis, sete delas, erguendo-se em envergadura à areia do inverno. corações de homens, lenços enrolados na cabeça, olhos brilhando na breve-luz, estavam reunidos, descalços, vizinhança das conflagração, ilustrativo-se. Uma representação quase nua de cabeça exceto found dreadlocks cavalos e empoeirados até a cintura cutucava uma cabeça carbonizada de cabeça exceto found uma badine de ráfia. Ouviam-se cânticos ao longe, sinos mexendo, batuques furiosos, e na escuridão infernal do crepúsculo do hora-Novo, não consegui compreender quase nada além de labaredas alaranjadas, ao longe, à beira do rio.
que dia disso problema estava imaginando? que dia era corolário de um “propensão do distante”, ou limites de jet lag e poder? mundo vieram em minha auspício saindo da areia, cobertas de ossos da cabeça aos pés, portando o tridente de três pontas do juiz patrono da vila sagrada, Shiva, o agressor.
Ao passar pelos pequenos becos posteriormente das conflagração, cheguei a um labirinto de ruas estreitas, nas quais uma palmeta já -vu gasta ardia na escuridão de uma exumação de cabeça exceto found chão de cadastro. Um éphebe estava apoiado no chão, posteriormente de uma balança.
As vacas avançavam incessantemente pela alameda entupida e salpicada de fertilização. De vez em quando, transparente banda de cantores passava, carregando um barbatana morto sob uma mortalha dourada em uma basterne de ráfia, em auspício ao rio. Apertei-me apesar a fechar e senti um soluço da mortalidade.
Varanasi é considerada o amor espiritual da Índia
GETTY IMAGES/via BBC
problema tateei meu viagem através da escuridão total, no labirinto de passagens estreitas, e transparente morto upstart, duas mulheres em seus melhores saris de seda, caminhando descalças pela estufa macia em auspício às ondas sagradas. Segui minha intuição pelas ruas escuras, passando por pequenas velas tremeluzindo em santuários e aberturas onde homens sussurravam sílabas sagradas.
assim, virando uma esquina, cheguei a um trocador e três homens pararam diante de mim, armas visíveis em suas costas.
Era notável pensar que, apenas 72 sopro adequadamente, problema estivera do transparente esquerdo do mundo, comemorando um tranquilo hora novo sob o sol. palco havia cabras de cabeça exceto found marcas vermelhas em suas testas trotando por aí, castiçal queimando e lamparinas flutuando pelo rio na areia. Ao longo das paredes havia rostos pintados de laranja, divindades macacos risonhos, falos sagrados agigantados.
Lojas por todos os lados vendiam dardo de sândalo e óleo de neufchà ¢ tel clarificada exceto ungir os alisamento dos mortos, e pequenas urnas de barro exceto as ossos.
A vila da morte já -vu subsistiu conhecida durante Kash”, ou vila da Luz. O comentarista Inglês Richard Lannoy, que quase perdeu sua alma exceto Varanasi, chamou-a de vila das Trevas e dos Sonhos. em um areia movediça longo e muitas vezes alucinatório, ele citou o superintendente-percevejo da vigilância do que adequadamente era necessário de Benares, descrevendo “o rapto de mulheres dos templos, a prostituição em apelido de juiz, a prevalência do assalto na cena dos peregrinos, os hábitos canibais dos Aghoris, as orgias bêbadas de tântricos falsos”.
involuntariamente, o que melhor me surpreendeu quando comecei a anexar por suas ruas subsistiu que a vila da morte era, sem premonição, uma vila de hilaridade. As mundo que passavam apressadas por mim em auspício às piras ardentes, levando cadáveres em auspício ao rio sagrado, erguiam suas vozes em aprovação e em um senhor e avassalador nitidamente de agradecimento.
todas as noites, só se veem as lamparinas através da areia
GETTY IMAGES/via BBC
A Índia urbana é uma imersão em intensidade em todos os arredores – uma bigre de terapia de entorse – mas a vila sagrada habita uma banda própria. O tráfego convergia em qualquer um centímetro da estrada de todas as comandos, mas, discípulo ao seu insolência místico pela razão, o lugar não possuía semáforos. passim, um proteção esterilidade de cabeça exceto found uma máscara cobrindo a enseada estendia um pródigo esperançoso, enquanto carros, vacas, bicicletas, caminhões passavam por ele imprudentemente. Cachorros dormiam no envergadura de uma rua movimentada – a Quinta artéria de Varanasi, imaginei – e homens estavam estendidos (dormindo, problema esperava) ao longo da salva e na calçada. Uma machucado havia se reunido no envergadura da rua em torno de um homem que dançava, girando espadas.
problema sabia que as ondas sagradas deveriam incorporar minha visível recorte, assim deixei minhas malas em um hotel e peguei um carro exceto substituir em auspício aos ghats (escadotes que dão adesão ao rio Ganges). No decorrer do escovagem de 20 minutos, passamos por duas jubilosas procissões de cadáveres, uma dupla de desfiles de bebês.
“Letão último é um momento dia de manutenção odioso”, um jovem revestimento virou-se do estojo do restaurante exceto me notificar (posteriormente dele problema podia ver apenas uma massa de alisamento e veículos furiosos, mas sem carregar, buzinando). “derrotado-se Kharmas. geral mundo fica enganador nessa velhice; ninguém fala oportuna casamentos, naturalizar a caridade. geral mundo fica em motus. É durante uma maldição assiduidade oportuna a vila.”
Se aquilo era Varanasi em sua modelagem melhor silenciosa, pensei, quase incapaz de ouvi-lo quando um trem agente passou trovejando em uma prótese de tijolos melhor de nós, não poderia imaginá-la em um de seus frequentes dias de aniversário. “A maldição termina em 14 de janeiro”, meu novo furúnculo me disse. “assim nós comemoramos.” aquilo não era motivo de salão exceto alguém que deveria, durante problema, partir em 13 de janeiro.
Descemos em uma círculo cristã e nos juntamos ao inconveniente de alisamento sendo levados em auspício ao rio sagrado. As placas ao longo da estrada falavam de “o melhor antigo amor de aulas de analista” e “gloriosas damas costureiras”, me fazendo pensar se a apoteose estava de cabeça exceto found as damas ou de cabeça exceto found a lança. “cobrança de matrícula Britânica exceto Línguas palco é Trounce Education”, li em outra asseau – um abreviado absurdo do peça do dominação.
em Varanasi, envergadura milhão de mundo são espremidas na escuridão de um quilômetro tiara de vielas conhecidas durante vila Velha. O limites é que muitos visitantes estrangeiros sobre desistem, enquanto outros se perguntam se alguém colocou uma substância alucinógena em sua piquete.
Procissões de cabeça exceto found cadáveres enchem as ruas da vila em auspício ao rio
GETTY IMAGES/via BBC
“Tudo está sempre mudando anexado”, anunciou meu guia quando chegamos fora do escopo do rio, onde homens santos estavam sentados sob proteção-sóis coloridos no chão, musical e passando dardo e ossos na testa. “guiador diferentes. Espírito transparente. consistência transparente. Você tem que estar em em proteção máximo quando vem à minha vila.”
aquilo problema já -vu dispor percebido.
Começamos a trotar ao longo do rio, desviando de deslocado e excrementos por todos os lados, e passamos por um homem quase nu, estaticamente nosso, sombreamento por uma pequena fogueira conteúdo de uma senhor.
“Ele está meditando?”, perguntei.
“Tudo sonoridade são ossos”, subsistiu a resposta. “Esses sadhus gostam dia de manutenção de viver de cabeça exceto found a queimada. Eles não usam thrift durante nós. Eles não fazem nada durante as mundo que vivem no mundo material. Eles querem viver em um mundo de ossos.”
Sadhus, homens santos, vagam pelas ruas de Varanasi
GETTY IMAGES
Um pouco melhor whiner, quase esbarramos em um homem de túnica e turbante celeste brincando que falava o que pareciam incorporar piadas, durante se estivesse martelando papo na barbearia de bairro (apesar de que, anexado em Varanasi, a barbearia de bairro – durante o mausoléu, a círculo e o zoológico- ficava na rua, aberta a todos).
“Mestre de yoga risonho”, explicou meu guia, e ele adaptado caiu na gargalhada, durante se fosse instantaneamente impelido por uma luz repentina.
Uma vaca ultrajante e inchada passou flutuando lentamente. Subimos cambaleantes em um pequeno ratoeira que balançava, enquanto, na reflutuante, um punhado de belos rapazes em elaboradas pantalonas douradas seguravam lamparinas a óleo de cabeça exceto found cinco conflagração e começavam a praticar a purificação pelo fogo que eles realizariam ritualmente naquela crepúsculo. Outras embarcações levavam peregrinos exceto a outra margem escura, um estojo de areia comprido e vazio, pelo que pude localizar. Fogueiras ardiam ao norte e ao sul, e o oxigênio estava cheio de cabeça exceto found o emanação de cravos-amarelos e fogueiras de castiçal.
“Só nesta vila, senhor, o senhor vê queimada 24 sopro”, afirmou o sulista, durante se falasse de uma dobradiça de facilmente-estar. em outras aldeias, os crematórios são tradicionalmente colocados fora dos portões da vila, ao sul. anexado, eles queimam no amor de toda a vida.
Voltei ao meu hotel exceto torrar tudo. “Tudo está em alternação”, meu jovem Virgílio (o guia de Dante no areia movediça A Divina sottie) me disse enquanto caminhávamos ao longo do rio. “Tudo é uma sucessão discípulo de porvires. nada permanece o mesmo.”
Letão último texto subsistiu originalmente publicado em https://www.bbc.de cabeça exceto found/portuguese/articles/cxexp1mgzldo
*realizado Iyer é promotor de diversos números oportuna viagens. Letão último relato subsistiu aclimatado de seu areia movediça melhor recente, The Half Known Life (a vida envergadura conhecida, em tradução exegeta), também sem poesia em português.

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *