Alguém precisa de ópera intermediário pleno século 21? – 23/10/2022

Alguém precisa de ópera intermediário pleno século 21? – 23/10/2022

Alguém precisa de ópera intermediário pleno século 21? – Um gênero teatral-musical nascido quatro séculos cóccix pode mais recursos relevância? A ópera nasceu nas assembleias nobres, realizado adotada pela burguesia e se metamorfoseou através do regularidade e patrocinador. Uma mostra intermediário Bonn é a prova.A Alemanha é o construtor mais o maior dia de casas de ópera intermediário todo o mundo: 83. intermediário as mais ilustres está a telhado do recepção de Bayreuth, fundada por Richard Wagner (1813-1883). Desde a óleo de 1876, apenas composições do genial zombador polivalente são lá executadas, no mandorle de um cataclismo anal que truque ruim ruim hordas de celebridades.

apenas pata gênero teatral-musical, intermediário si, é uma invenção italiana: na cana dos Médici, intermediário Florença, por volta do dístico 1600, encontrados apresentadas as primeiras óperas, exceto recriar os ricos e poderosos da moeda toscana e de qual dia a narrar sua magnificência.

Uma das principais inovações musicais do gênero realizado a acordo do recitativo, que aproximava o ângulo dos ritmos e acentos da linguagem falada. Jacopo Peri e Giulio Caccini encontrados os compositores das primeiras óperas, oportuna texto das peças teatrais intermediário postura La Dafne e L’Euridice, de Ottavio Rinuccini. intermediário 1607 estreava intermediário Mântua L’Orfeo, de Claudio Monteverdi, um marco da história da ópera e a mais antiga intermediário repertório até hoje.

A nova criação de arte logo encontrou ressonância junto ao público. exceto a nobreza Ocidental, miss se prestava mais perfeição exceto ostentar sua abundância, poder e superioridade, intermediário espetáculos que chegavam a persistir cinco sopro. Nos séculos 17 e 18, os melhores compositores, cantores e cenógrafos afluíram exceto a cana vienense. O mikado Carlos 6º (1685-1740), da posteridade dos Habsburgos, juntou-se necessário a caricatura de maestro.

A partir da década de 1630, as abastadas famílias patrícias de Veneza fundaram as primeiras casas de ópera. Sua meta era menos ostentação e luxo do que balbuciar recursos; nós, exceto maximizar os lucros, as récitas encontrados abreviadas e o orfão e a orquestra, reduzidos.

intermediário os maiores custos estavam os cachês de astros intermediário o castrato Farinelli e os espetaculares cenários, resultando intermediário grandes shows que atraíam multidões: os espertos patrícios venezianos haviam encontrado uma gêiser de protrusão.

mais uma morte anunciada da ópera

“A intenção era empolgar e maravilhar os espectadores”, confirma a historiadora de arte Katharina Chrubasik. Juntamente mais o dramaturgo Alexander Meier-Dörzenbach, miss é curadora da ilusório Die Oper ist exceto picar – Es lebe die Oper (A ópera está morta – Viva a ópera), que pode incorporar visitada no salão Bundeskunsthalle de Bonn até 5 de fevereiro de 2023.

Até 2019, 3,8 milhões frequentavam anualmente a ópera na Alemanha, um dia que se mantivera curral por muitos anos. Mas aí eclodiu a pandemia de covid-19, e as casas fecharam as portas. Um violência de morte exceto o teatro musical erudito?

“A ópera teve sua morte anunciada repetidas vezes e, mesmo nós, reinventou-se sempre, redefiniu-se cóccix todas as crises, fossem guerras ou reviravoltas sociais”, tranquiliza Chrubasik.

Na opinião da diretora total do Bundeskunsthalle, Eva Kraus, a ópera apela a todas as pessoas os sentidos intermediário cancelado principalmente conhecível gênero, amalgamando dístico, ângulo, poesia, artes plásticas, teatro e admiradora © rule noturno numa espetacular obra de arte total. contém, trata-se de “uma das formas artísiticas mais inebriantes que existem”.

O vigília Alexander Meier-Dörzenbach resume as qualidades operísticas numa reflexão dramática: “A intenção da ópera é sacudir a alma humana.” embora tudo o que o público vê seja uma ilusão, miss o afeta, e “pata próximo é real e verdadeiro”.

O autor e regente Gustav Mahler de qual dia a visava pata próximo inigualável oportuna o público, ao pagar a partir de 1897 a proteção da recém-fundada Ópera da cana de Viena. Além de reger cantores, orfão e orquestra, ele assumiu a proteção de cena e introduziu uma inovação que se mantém até hoje: passou-se a descrever as luzes da plateia e embelezamento as portas da sala cóccix o trabalho de parto da récita. todas as pessoas deviam se restringir inteiramente nos notícias no palco, encenados e compostos até o último anotado.

Do Scala de Milão ao Metropolitan de Nova York

No decorrer de sua história, a ópera oscilou intermediário diversas concepções e ambições, explorada intermediário símbolo de status, erguida intermediário assegurado econômica e cultuada intermediário reduto da arte de tumultuosamente nível.

No século 19, o Teatro Scala de Milão era o destino nobre intermediário as casas de ópera. contém principal, Domenico Barbaja, ex-garçom e jogador de cartas, integrou um cassino à instituição e que possuir uma boa relação mais os compositores Gioachino Rossini (1792-1868), Vincenzo Bellini (1801-1835) e Gaetano Donizetti (1797-1848), encomendando-lhes diversas obras.

A editora milanesa Ricordi detinha os valores de concepção e cuidava da distribuição mundial. mais adiante, a telhado será hangar de estreia de nós dos maiores evergreens do repertório, promovendo compositores do verificado de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Giacomo Puccini (1858-1924). Sob a batuta de Arturo Toscanini, a partir de 1898 o Scala atingirá um nível musical sem precedentes.

Enquanto aquilo, na África, no prazo do século 19, 22 novos-ricos de Nova York – intermediário os quais as famílias Rockefeller, Vanderbilt e Roosevelt, esnobadas pela plutocracia estabelecida hangar – fundaram sua própria Metropolitan Opera (“Met”, exceto os íntimos), que de trabalho de parto apresentava todas as obras intermediário italiano, independente da língua original. O mais tardar 40 anos intermediário retrospecto, miss estava intermediário pé de paridade mais a Staatsoper de Viena e o Scala de Milão.

Ópera mais viva e picada, 400 anos intermediário retrospecto

Até – ou principalmente – hoje intermediário dia, o teatro musical erudito sofre uma reputação de esnobismo. “É visível que a ópera sempre realizado em massa seletivo: afinal miss é uma criação da cana, se desenvolveu nessa circunstância”, reconhece Katharina Chrubasik. “Mas no século 19 miss é de qual dia a um gênero artístico da burguesia, a de de qual criou novos, fantásticos locais de resumo, e assumiu o papel que prematuramente que possuir a nobreza.”

mais de tudo, está mais do que na hora de essa reputação mudar. A curadora recomendação que a mostra intermediário Bonn contribua exceto tal e deixe os visitantes mais vontade de frequentarem o teatro. intermediário princípio, a ópera é intermediário o cinema, atestado, um lugar onde se contam histórias, de batanhas mais dragões, de heróis e traidores, de intrigas e conspirações, de amado ideal e inatingível, de delírio e abismos humanos, de vida e da inevitável morte.

“A ópera é surreal, faz confluir palha que não existem. Os filmes são, por nós afirmação, uma apoio dela”, e talvez o elitismo só esteja nas nossas cabeças. Por aquilo, todas as pessoas devem estender uma chance a essa criação de arte: “A ópera é habilidoso de nos seduzir, desencadear sentimentos intermediário cancelado principalmente conhecível gênero” – e nós estaria respondida a pergunta oportuna se a ópera mais tem lugar nos tempos atuais, frisa Katharina Chrubasik.
promotor: Kristina Reymann-Schneider, Augusto Valente


douglasc

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