qual a relação entre a transpiração e o emagrecimento?

qual a relação entre a transpiração e o emagrecimento?

Muitas pessoas acreditam que quanto mais suam, mais emagrecem. Mas será que isso é verdade? O suor é uma reação do nosso corpo para regular a temperatura interna e eliminar toxinas. Ele é composto por água, sais minerais e outras substâncias, mas não tem relação direta com a queima de gordura.

Então, aquela conversa de que para emagrecer é preciso suar a camisa é furada? Bom, na verdade, não é bem assim. Isso porque, normalmente, quando transpiramos, significa que estamos praticando alguma atividade física, e essa, por sua vez, pode promover o emagrecimento e ganho de massa muscular.

O que determina a perda de peso?

A perda de peso ocorre quando o organismo gasta mais calorias do que consome. As calorias são unidades de energia que medem o valor nutricional dos alimentos e o gasto energético das atividades físicas. A queima de gordura é um processo metabólico, que depende de vários fatores, como alimentação, genética, hormônios, exercícios e afins.

Então suar não emagrece?

Como mencionamos, suar pode ser um indicativo de que você está se exercitando e gastando calorias, mas não é o único nem o principal. A intensidade, a duração, o tipo e a frequência do exercício são mais importantes do que a quantidade de suor.

Além disso, o suor pode variar com base no clima, hidratação, roupa, ambiente, de modo que uma pessoa transpira com frequência, intensidade e demais aspectos totalmente individuais.

Como transpirar de maneira saudável?

Mesmo não estando diretamente associado à perda de peso, suar é natural e até mesmo benéfico para o nosso corpo. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a desidratação e a perda excessiva de sais minerais. Algumas dicas que você pode seguir são:

  • Beber água suficiente antes, durante e depois do exercício;
  • Usar roupas leves, confortáveis e adequadas ao clima;
  • Evitar se exercitar em ambientes muito abafados ou quentes;
  • Repor os sais minerais perdidos com alimentos ou bebidas isotônicas;
  • Não confundir perda de peso com perda de líquido.

douglasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *